Autarquia de Macedo de Cavaleiros quer criar arqueosítios

PUB.

Seg, 11/08/2008 - 07:54


A sala museu de arqueologia, no Núcleo Rural de Salselas, em Macedo de Cavaleiros, já conta com mais de cinco mil visitantes. A autarquia pretende criar arqueosítios, nos locais das descobertas arqueológicas mais importantes do concelho, mas está à espera da aprovação das candidaturas.

 

Macedo de Cavaleiros tem mais ofertas turísticas do que o Azibo, quem o lembra é Manuel Cardoso, vereador do pelouro do turismo. “A sala museu de arqueologia teve mais de cinco mil visitantes, não é por acaso”, defende o vereador revelando que “os arqueosítios foram alvo de candidaturas feitas”. “Se essas candidaturas vierem a ser aprovadas e vier a ser suficiente o tipo de apoio previsto então poderão estar disponibilizadas a curto prazo”, garante Manuel Cardoso.

 

O vereador do turismo refere ainda que todo o património cultural do concelho de Macedo foi alvo de uma inventariação e que, ainda este ano, deve ser realizada uma exposição com peças de arte sacra. Uma mais valia que pode vir a ser rentabilizada por privados. “Uma exposição de arte-sacra que ainda se vai realizar este ano e essas peças estão a ser alvo de intervenção na oficina de restauro que têm estado a prepará-las para elas poderem ser apresentadas ao público”, explica Manuel Cardoso. “Esse tipo de património pode a partir de agora ser rentabilizado”, afiança o vereador do turismo. “A câmara podia fazer postais ilustrados, DVD’s, CD’s com tudo o que existe, mas porque não haver um privado que queira fazer isso e que ponha o material à venda”, sugere Manuel Cardoso.

 

Em termos de visitas dirigidas no concelho de Macedo, com igual ou superior número de visitas existe ainda o Museu Rural de Salselas e a Casa do Careto, bem como o recém intervencionado lagar, na aldeia dos Crotiços.