Atletismo: João Chumbo bate recorde pessoal e termina como quinto melhor português na Maratona de Barcelona

PUB.

Qui, 20/03/2025 - 13:14


Participaram perto de 27 mil atletas na prova catalã, o corredor transmontano terminou na posição 115 da classificação geral

João Chumbo, atleta e responsável pelo departamento de atletismo do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, conseguiu o melhor registo pessoal em maratonas e foi o quinto melhor português na Maratona de Barcelona 2025. Participaram perto de 27 mil atletas na prova catalã, João Chumbo terminou na posição 115 da classificação geral.

O percurso espanhol teve a extensão de 42 quilómetros e 195 metros, João Chumbo concluiu o trajeto em duas horas, 38 minutos e oito segundos. Esta marca é o novo recorde do atleta transmontano, que superou a marca conseguida anteriormente, em agosto, na Maratona de Reykjavik, na capital da Islândia. “Acabei por reduzir cerca de sete minutos, aniquilei o recorde pessoal anterior. É algo que me deixa orgulhoso, porque sei que estou a representar o meu clube, a cidade de Macedo de Cavaleiros e até mesmo a região transmontana. Quanto à prova, foi realmente muito dura. Não estive nas melhores condições físicas, porque estava com um desconforto no tornozelo e quando começaram a faltar as forças, tive de ser muito forte psicologicamente para não desistir. Porém, fazendo um balanço geral, consegui um bom ritmo e foi fruto de muito esforço, treino e dedicação”, frisou.

João Chumbo destacou ainda que “é uma experiência que vale a pena”, mostrou-se “contente” com o resultado obtido e é algo que lhe dá “alento para continuar”.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Estar nos grandes eventos desportivos acarreta alguns custos monetários. “Não é fácil, competir nestas provas ainda fica bastante caro. Era necessário haver mais apoios, porque os clubes da região não têm capacidade financeira para comparticipar estas competições e é por isso que não há muitos representantes da nossa zona neste tipo de provas”, lamentou.

O atleta macedense, de 31 anos, aproveitou ainda para fazer alguns agradecimentos. “Quando chegámos ao fim da prova só nos passa pela cabeça quem realmente nos apoia no dia a dia. Quero dedicar esta conquista à minha namorada, família e amigos. Por vezes, tenho de prescindir de algum tempo com eles para poder treinar. Quero agradecer também ao meu treinador, que sem o acompanhamento dele nada disto seria possível. Esta conquista é de todos”, sublinhou.

A próxima competição de João Chumbo e de alguns atletas do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros será a Meia Maratona de Gaia. A prova acontece no domingo, tem início marcado para as 09h00, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira