Assembleia contra portagens

PUB.

Sex, 30/09/2011 - 17:57


O PSD intensifica a luta contra as portagens na Auto-Estrada Transmontana. Depois da petição lançada pela Câmara de Bragança, a bancada social-democrata na Assembleia Municipal também apresentou hoje uma moção contra o pagamento de portagens na A4.O documento foi aprovado por maioria, com 66 votos favoráveis e sete abstenções. 

O deputado Eduardo Malhão lembra que a região esteve fora da rede de auto-estradas durante décadas. Por isso, considera uma injustiça cobrar portagens aos automobilistas na Auto-Estrada Transmontana. “A nossa região esteve fora de rede de auto-estradas durante muitos anos. Outras regiões foram beneficiadas com auto-estradas sem pagamento de portagens e isto assim é uma grande injustiça para a nossa região” considera, salientando que “o troço já aberto e que circunda a cidade de Bragança não perturba a acessibilidade à região e também sou a favor do princípio do utilizador-pagador quando ele não colide com estratégias de desenvolvimento local e só percorre esses troços quem quiser porque há alternativas” mas, “nos restantes troços não há alternativas viáveis porque estão sobrepostos ao traçado do IP4”.Ainda no que toca a acessibilidades o PS também apresentou uma moção para exigir ao governo uma explicação sobre a paragem das obras no Túnel do Marão. O documento também foi aprovado com a maioria dos votos dos deputados municipais. O deputado socialista Vítor Prada Pereira diz que a construção do túnel é fundamental para dar ligação à A4 e não compreende os motivos para a paragem das obras durante tanto tempo.“Nós achamos que o túnel do Marão é fundamental para a continuação da ligação da A4 a Amarante” por isso, “fazer as obras da A4 até Vila Real e não fazer o túnel do Marão parece-nos que a obra fica incompleta” afirma, acrescentando que “mais uma vez os transmontanos estão a ser discriminados e a ser vítimas de algo que nos escapa e por isso achamos que temos o direito de exigir ao Governo que esclareça” a situação.Na Assembleia foi ainda apresentada uma moção por José Brinquete contra a extinção de freguesias. O deputado do PCP considera que a aglomeração de freguesias vai acentuar ainda mais a desertificação no Mundo Rural.“Não só vão ter menos dinheiro como com a extinção de centenas de freguesias vai retirar-se do território a única instituição que ainda lá existe, pois as escolas já fecharam e já praticamente não há nada” refere. “O território vai ficar ainda mais desertificado e as pessoas vão embora” afirma.

Esta moção foi, no entanto, rejeitada pela maioria dos deputados da Assembleia, mas para José Brinquete o importante é lançar o debate sobre esta questão.

Escrito por Brigantia