Arrancaram esta semana as obras no Mercado de Macedo depois de atrasos no concurso de adjudicação

PUB.

Qua, 24/11/2021 - 09:49


Começaram esta segunda-feira as obras no edifício do Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros.

O investimento ronda os 2,2 milhões de euros, comparticipados em 85% no âmbito do PEDU.

A intervenção só começou agora porque não foi possível adjudicar logo a empreitada.

“O concurso ficou vazio, depois tivemos de fazer uma revisão do preço para ir novamente a concurso e agora já foi adjudicado. Houve uma inflação brutal de todos os materiais, o que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos dois anos. Há muitos municípios que ainda hoje não conseguem encontrar empresas para fazer as obras, visto que nesta fase há poucas disponíveis, e nesse aspecto nós tivemos mais sorte.

Já está iniciado o processo de obra e peço a compreensão de todos os macedenses pelos constrangimentos que daí possam advir”, explica o vereador, Rui Vilarinho.

Ao longo dos anos, o mercado tem vindo a perder gente e o objetivo é que com a requalificação se volte a tornar atractivo.

“Torná-lo mais apelativo, atrativo, para assim ajudar a potenciar o comércio local, que é também nosso objectivo. Queremos criar ali mais postos de trabalho, com mais empresas a fixarem-se.

Temos também a ambição de ajudar os nossos comerciantes e dar aos munícipes a oferta necessária para poderem comprar aqui os mesmos produtos que compram fora.

Aquele mercado já foi construído há muitas décadas e toda a gente que ali está estabelecida ansiava por este momento”, acrescentou.

De acordo com o vereador, de momento já todos os comerciantes estão temporariamente instalados em outras lojas ou contentores.

As obras têm um prazo de execução de 400 dias. A conclusão dos trabalhos da zona envolvente, que começaram mais cedo, está dependente do desenvolvimento da obra do mercado. Escrito por Onda Livre (CIR).