Sex, 03/10/2008 - 13:56
O governante disse que as Câmaras que conseguirem aprovação para candidaturas de regeneração urbana, poderão incentivar depois os comerciantes dessa área a concorrer ao apoio do Estado para melhorar a sua actividade. “Para as localidade que conseguirem esses projectos nós vamos ter um complemento para apoiar o comércio que se insere nessa zona” afirma o governante.
Fernando Serrasqueiro espera que os comerciantes aproveitem as comparticipações dos projectos de 35 a 40% a fundo perdido, pois dessa forma poderão melhorar a sua competitividade. “O comércio tradicional só subsiste se se modernizar porque os clientes de hoje têm exigências diferentes” afirma. “Nestas zonas do interior a concorrência não é muita e nós estamos a incentivar o comércio para que adiram aos nosso projectos” acrescenta.
Refira-se que o programa de Modernização do Comércio, o Modcom, continua a ser muito procurado pelos comerciantes, sendo que só nesta terceira fase é que existe um maior apoio para o espaço rural. “Entendi que desta vez devíamos criar uma fatia dos 20 milhões para os comerciantes rurais porque nessas zonas não há grandes espaços comerciais e se desaparece torna-se mais difícil aos idosos deslocarem-se a sítios onde há comércio” explica Fernando Serrasqueiro.
O secretário de Estado do Comércio participou ontem abertura da Mostra de Vinhos, Amêndoa e Stocks, que decorre em Moncorvo até domingo.