PUB.

«Amália foi a única artista pop que Portugal teve»

PUB.

Sex, 20/03/2009 - 10:24


Sónia Tavares, dos The Gift, Paulo Praça e Fernando Ribeiro, dos Moonspell, reinventam música de Amália.

Nuno Gonçalves, músico dos The Gift, juntou três vozes do pop rock português e criou os Hoje, formação que edita em Abril um álbum que enaltece a fadista Amália Rodrigues como artista pop, noticia a agência Lusa.

 

O álbum «Amália Hoje» sairá em Abril pela La Folie e Valentim de Carvalho Multimédia e apresentará temas habituais da voz de Amália Rodrigues reinventados agora por Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, Paulo Praça e Fernando Ribeiro, dos Moonspell.

Nuno Gonçalves assina novos arranjos e a produção do álbum, mas o alinhamento dos fados escolhidos não foi ainda divulgado.

«Hoje, ao olhar atrás, ouvindo os discos, analisando tudo o que a Amália fez, conseguimos perceber que Amália era muito mais que Fado», explicou o músico num manifesto de intenções dado hoje a conhecer.

Para Nuno Gonçalves, «Amália foi a primeira e talvez única artista Pop que Portugal teve», porque ser pop «é respirar aquilo que se canta».

«Este disco será a prova de que Fado é redutor para a voz que brindou o mundo e ainda mais redutor para os compositores que imaginaram as melhores canções pop de sempre da história da música portuguesa», defendeu.

Fonte:IOL