Alunos de Vinhais manifestam-se contra novo regime de faltas

PUB.

Sex, 03/10/2008 - 12:53


Algumas dezenas de jovens estudantes da Escola Secundária Afonso III, em Vinhais, manifestaram-se ao longo desta manhã junto aos portões deste estabelecimento de ensino contra o novo regime de faltas que foi posto em prática pelo Ministério da Educação, e que vem alterar completamente a lei anterior.

Os alunos queixam-se do exame que têm que fazer para passarem a uma disciplina, caso ultrapassem o limite de faltas. “Numa disciplina que tenhamos duas vezes por semana, por exemplo, só podemos dar quatro faltas e se as atingirmos temos que ir a um exame”, queixava-se uma aluna.

 Os estudantes pretendem que seja modificada a lei que consideram exagerada.

Uma das estudantes referiu que o director da escola falou com os manifestantes. “Disse que tínhamos o direito de fazer greve, que nos apoiava nisso, mas tínhamos que ter em atenção porque isto não é propriamente um movimento nacional”, avançou.

 

Recorde-se que a lei n.º3 de 2008 que altera o estatuto do aluno dos ensinos básico e secundário destaca que quem ultrapassar o número de faltas possíveis por disciplina, terá que obrigatoriamente realizar uma prova de recuperação para poder ter aprovação no ano lectivo.

 

Da parte do conselho executivo desta escola, que não quis gravar qualquer reacção a esta manifestação, foi-nos dito que estão a trabalhar para definir qual o formato que a prova de recuperação que cada disciplina vai ter, a fim de levar o mesmo a conselho pedagógico.