Alfândega da Fé à procura de um provedor do idoso

PUB.

Sex, 27/08/2010 - 10:14


Até ao final do ano, a câmara de Alfândega da Fé, deverá criar no concelho a figura do provedor do idoso. Será um mediador entre a autarquia e a população sénior, que terá como função assegurar a representatividade dos mais velhos na definição de políticas.  

“Muitas vezes quando se definem as políticas para os idosos ou para qualquer outro grupo social mais vulnerável, os próprios não são ouvidos” refere a presidente da câmara de Alfândega da Fé. “O que nós queremos com a figura do provedor do idoso é levar os idosos a participar na elaboração das políticas dizer-nos quais são as suas necessidade as prioridades que devemos definir” acrescenta.

Berta Nunes traça o perfil do provedor do idoso dizendo que “terá de ser uma pessoa que conhece a situação dos idosos, de preferência que tenha também mais de 65 anos ou uma idade suficiente que nos ajude a perceber os problemas”. Por outro lado a pessoa “tem de ter capacidade de participação e motivação para participar nestas questões, bem como um conhecimento da realidade e vontade de contactar com os idosos e ouvi-los”.

O provedor será nomeado pela autarquia, mas indicado pelos idosos, sendo que o nome até poderá ser encontrado nos fóruns de discussão que o município está a organizar dedicados à temática.

“É sempre uma nomeação, mas essa pessoa será indicada pelos idosos” afirma Berta Nunes. “As pessoas que estão a participar no fórum acabam por ser um grupo de pessoas mais participativas e algumas delas têm um conhecimento e uma reflexão importante sobre esta problemática e é evidente que o provedor do idoso terá de sair desse grupo de pessoas que mais participam e que têm ideias” acrescenta.

Até ao final do ano deverá ser conhecido o nome da pessoa escolhida para ocupar este cargo, depois de realizar mais alguns fóruns de discussão pelas freguesias do concelho.

Escrito por Brigantia