Aeroporto regional avança em Bragança

PUB.

Sex, 20/03/2009 - 08:50


O aeródromo de Bragança vai evoluir para um aeroporto regional. O estudo de viabilidade está feito e o projecto vai avançar para a fase de execução.    

A revelação foi feita por Jorge Nunes, autarca brigantino, durante uma sessão de esclarecimento sobre o modelo de gestão previsto para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

“É uma oportunidade no quadro da melhoria das acessibilidades rodoviárias na região” refere Jorge Nunes acrescentando que “ainda não temos desenvolvido o modelo de gestão que actualmente é estritamente municipal”.

O autarca justifica o investimento com “uma lógica de desenvolvimento e coesão territorial”.

 

O futuro aeroporto regional de Bragança será uma estrutura complementar à existente no Porto e não concorrente.

A ideia foi defendida pelo próprio Rui Rio, presidente da Junta Metropolitana do Porto.

“Não é concorrente mas sim complementar porque sozinho não tem força para se impor” afirma.

 

Esta foi a primeira de várias sessões de esclarecimento no Norte do país sobre o modelo de gestão a implementar no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Deloitte defende que uma parceria público-privada é a única solução que não traz desvantagens e duplica a criação de emprego, num universo de seis modelos possíveis.

Por isso, Rui Rio apela à mobilização do Norte como forma de pressionar o Governo, que prefere um monopólio privado. “Se formos capazes de fazer um condicionamento político o Governo terá tendência para decidir em respeito pela região”.

 

O presidente da Câmara de Bragança concorda com Rui Rio e com a Associação Comercial do Porto. “Faz todo o sentido que a região se agregue à volta de uma questão que me parece estruturante sob o ponto de vista da acessibilidade à região” refere Jorge Nunes.

 

Bragança avança para um aeroporto regional, que funcionará como complemento do Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Escrito por Brigantia