ACES sensibiliza para cancro do colo rectal

PUB.

Ter, 24/03/2009 - 08:19


Março é o mês europeu de Sensibilização para o Cancro Colo-Rectal. O Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste aliou-se à Europacolon, uma associação de Luta contra o Cancro do Intestino e à Ordem dos Enfermeiros, e desenvolveu uma campanha de sensibilização.    

Foram realizadas duas sessões de esclarecimento ontem, uma em Bragança e outra em Macedo de Cavaleiros.

Para prevenir são recomendáveis 5 doses de fruta, salada ou sopa por dia. Poucas calorias e muita água. Além disso, exercício físico. No caso do cancro colo-rectal, é importante também conhecer o histórico da família.

 

E como em Portugal o rastreio ainda não é obrigatório. É positivo que peça o exame, em vez de fugir dele. Falamos da colonoscopia. O presidente da EuropaColon, desmistifica o assunto dizendo que “está associado a um tabu da população de que é doloroso mas não é assim tanto” refere Vítor Neves.

 

Devem pedir a colonoscopia os maiores de 50 anos, ou mais novos quando há registo da doença em familiares. “Devem pressionar o médico de família para que lhe seja prescrito o exame”.

Pede-se especial atenção com as crianças. Os pais devem educá-las a ter um estilo de vida saudável. Os estudos falam de jovens com tendências para a obesidade.

 

Fazer um estilo de vida saudável, dizer não ao tabaco e ao sedentarismo pode prevenir o cancro colo-rectal. Ainda assim, os rastreios podem permitir uma detecção precoce, e nestas situações, na grande maioria dos casos, estes tumores são curáveis.

Em Portugal o cancro colo-rectal afecta mais de 6 mil pessoas, e constitui a segunda causa de morte por cancro.

Escrito por CIR