2000 Brigantinos estão sem trabalho

PUB.

Qui, 03/04/2008 - 07:50


Os últimos dados do Centro de Emprego são relativos ao mês de Fevereiro e revelam que há duas mil pessoas desempregadas no concelho de Bragança. Os recém-licenciados e as mulheres na faixa etária dos 45 anos e com poucas qualificações são os grupos mais afectados.

“Nos licenciados temos alguma dificuldade, temos cerca de 400 licenciados desempregados na área das ciências sociais e dos ensino”, refere o director do Centro de Emprego de Bragança que fala ainda de outro grupo preocupante, “depois estamos a falar de mulheres, sobretudo mulheres com baixas qualificações, e a partir dos 45, 50 anos, são os dois leques de desempregados que tem mais proporção”.

 

Ilídio Rodrigues, director do Centro de Emprego de Bragança, esteve presente na sessão de abertura da exposição “Percursos Profissionais”, que está a decorrer na cidade. No âmbito deste certame hoje vão realizar-se dois seminários, um sobre vocação profissional e ofertas formativas e outro sobre certificação escolar profissional.

 

Ilídio Rodrigues elogia a iniciativa. “Eu creio que é importante sobretudo para os jovens que assim ficam a saber com aquilo que podem contar, sabem que tipo de formação têm, em que áreas de formação é que podem desenvolver a sua actividade”.  

 

Os alunos que estiveram na exposição ainda se mostram confusos perante a responsabilidade de escolher uma profissão para o futuro. “Ainda não tenho uma ideia definida daquilo que quero, é uma iniciativa importante porque nos ajuda a escolher aquilo que queremos, dá-nos alguma ideia do que nos espera no futuro”, diz uma das alunas presentes na exposição.

 

12 Instituições do distrito de Bragança, entre as quais escolas e organismos participam na exposição organizada pela Associação Reaprender a Viver, que decorre até hoje. Uma forma de divulgar as ofertas escolares e formativas num concelho com duas mil pessoas desempregadas.