100 Anos do Ford T

PUB.

Seg, 29/09/2008 - 23:03


Foi no Sábado, dia 27 de Setembro, que se comemorou uma das mais importantes datas no seio da Ford Motor Company. Foi neste dia que, há 100 anos, nasceu oficialmente o primeiro Ford Model T fruto do arranque da produção do modelo na Fábrica de Piquette, na cidade norte-americana de Detroit.

A comercialização teria lugar três dias depois, a 1 de Outubro, iniciando-se um ciclo de sucesso que só terminaria em 1927 e depois de postas a circular por todo o Mundo mais de 15 milhões de unidades.

  

De acordo com Bob Kreipke, historiador da Ford, o fundador da companhia Henry Ford e um piloto de testes levaram o primeiro Model T até à região da Iron Mountain, na Upper Peninsula de Michigan, de modo a verificarem se o modelo estava pronto para iniciar a produção. No regresso, Henry Ford telegrafou para a fábrica dando autorização para que isso acontecesse.

  Dentro do edifício em tijolo de três pisos, que ainda hoje se ergue naquela cidade, os empregados montaram as primeiras 12.000 unidades que puseram a América sobre rodas, num processo que ali teria lugar até ao final de 1909. A produção do Model T mudar-se-ia depois para não muito longe dali, a pouco mais de quatro quilómetros, para a nova e substancialmente maior fábrica de Highland Park.   


Factos importantes sobre o Ford Model T

 

27 de Setembro de 1908 inicia-se a produção do Ford Model T;

1 de Outubro de 1908 é vendida a primeira unidade do modelo;

Tornou-se no primeiro automóvel de produção em massa de baixo custo, com peças substituíveis;

Em 1913, a avançada linha de montagem móvel do Model T revolucionava a produção automóvel, marcando o início de uma era industrial. Este processo de produção permitiu à Ford descer gradualmente o preço do Model T dos iniciais 825 dólares necessários em 1908, para os 260 dólares em 1925;

Responsável pela instituição de um salário mínimo e pelo período de trabalho de oito horas por dia. O pagamento mínimo de cinco dólares por dia trouxe até à fábrica da Ford os melhores empregados e é várias vezes citado como a situação que ajudou ao estabelecimento da classe média. A fábrica deu igualmente trabalho a pessoas que não encontravam emprego, como imigrantes, mulheres, minorias e pessoas com deficiência;

O Model T estava equipado com um motor quarto cilindros e 20 cv. Atingia uma velocidade máxima de cerca de 45 milhas por hora (cerca de 72 km/h), pesava 1.200 libras (cerca de 545,5 kg) e tinha uma autonomia de 13 a 21 milhas por galão (cerca de 11 a 18 litros por cada 100 litros);

Deu um empurrão à indústria de pós-venda, que hoje representa uma fatia significativa da rentabilidade deste negócio;

Tornou de série o volante à esquerda;

Serviu de base à produção do Model T Runabout, o primeiro comercial em forma de pick-up da Ford, e também do camião pesado de uma tonelada Model TT pick-up, antecessor da actual F-Series Super Duty;

A carinhosa alcunha "Tin Lizzie" (ou "Latinha") poderá ter várias origens, desde a popularidade do nome feminino "Lizzie" desse período, até ao famoso Model T de corridas, denominado "Old Liz";

Henry Ford apelidou o Model T como "o automóvel universal", um veículo de baixo custo, fiável, fácil de manter e robusto para viajar com sucesso pelas degradadas estradas da altura;

Destaca-se como o primeiro automóvel global de sempre. Em 1921, o Model T era responsável por cerca de 57% da produção automóvel do planeta. Era fabricado em vários países e comercializado em todos os continentes;

Foram vendidos mais de 15 milhões de unidades do Model T;

Manteve o título de automóvel mais vendido de sempre até 1972, data em que o VW Carocha o conseguiu, finalmente, ultrapassar;

A produção do Model T terminou a 26 de Maio de 1927;

A 18 de Dezembro de 1999, o Ford Model T conquistava o título de 'Carro do Século', atribuído por um painel de 133 jornalistas e especialistas da indústria automóvel, sobressaindo de uma lista inicial definida em 1996 que contava com 700 candidatos.