Qui, 10/04/2025 - 08:16
O município de Carrazeda de Ansiães está a apostar no turismo religioso no concelho, de forma a atrair mais visitantes ao território. E com a Páscoa à porta, no sábado será inaugurada a nova Via Sacra do Santuário da Paixão, localizado em Arnal.
A Ermida de Nossa Senhora da Paixão sofreu alguns trabalhos, nos últimos tempos. O presidente da câmara, João Gonçalves, esclarece que a via-sacra enquadra-se na empreitada de valorização deste património. “Esta ermida sofreu uma intervenção em três momentos diferentes. Intervenções do município, em colaboração com a diocese e com a freguesia de Linhares. Primeiro houve melhoramentos na própria capela e depois no espaço envolvente, onde está incluída a colocação de um miradouro. No dia 12 de Abril serão inauguradas as esculturas do Paulo Moura, um escultor do concelho. São vários trabalhos que ele colocará neste espaço envolvente e que poderão ser utilizados, depois, logo na primeira semana da Páscoa”.
O município prevê criar um circuito de visitação do património religioso do concelho. “Há vários locais, várias ermidas similares a esta, que têm sofrido intervenção e outras que estão a sofrer, para que possamos criar um circuito que ajude a prender mais os visitantes. E são muitos que nos vêm visitar, que vêm apreciar as potencialidades do património natural, mas, com certeza, também muitos que vêm ligados ao culto religioso e nós temos um roteiro de património religioso apreciável”.
A empreitada de valorização patrimonial e cultural do santuário de Nossa Senhora da Paixão, em Arnal, focou-se na regularização dos acessos, na criação de uma área de lazer, na requalificação do Parque de Merendas e nas instalações sanitárias, bem como na implementação de um percurso do Calvário, com as 14 estações demarcadas com esculturas como parte envolvente do recinto. Refira-se que foi ainda instalado um miradouro de paisagem intitulado de “Miradouro da Paixão”.
A empreitada custou cerca de 190 mil euros, tendo sido cofinanciada em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, NORTE2020 e Portugal2020.
Escrito por Brigantia