Atletismo: Quarta edição da Meia Maratona das Cantarinhas apresenta várias novidades

PUB.

Qui, 13/03/2025 - 15:22


O evento está marcado para o dia 11 de maio e conta com novos percursos nas corridas de 21, dez e cinco quilómetros

Novos percursos e reconhecimento da World Athletics marcaram a apresentação da quarta edição da Meia Maratona das Cantarinhas. O evento de atletismo está marcado para o dia 11 de maio e vai contar com as corridas de 21, dez e cinco quilómetros. A prova foi apresentada na quarta-feira, em Bragança.

A meta de partida e chegada será junto ao Parque do Eixo Atlântico, a organização está a cargo do Ginásio Clube de Bragança e Adélia Melgo, presidente do clube de atletismo brigantino, apresenta as principais novidades da prova transmontana. “A prova vai ser muito mais fácil, nós sabemos da dureza que era ir à Rotunda dos Touros e voltar, bem como fazer duas vezes a Avenida João da Cruz. O novo trajeto só passa uma vez pela Avenida João da Cruz na meia maratona e no caso das corridas de cinco e dez quilómetros nem sequer têm um metro de paralelo, o que é muito bom. Os três percursos estão homologados, o que significa que os atletas podem usar o tempo como referência no perfil de corredor e acreditamos que seja uma forma atrativa para atletas de elite. O Ginásio Clube de Bragança foi reconhecido pela World Athletics como clube organizador da Meia Maratona das Cantarinhas e a prova agora faz parte do calendário da World Athletics. Isto é gratificante, é o reconhecimento do nosso trabalho e do tempo que temos dedicado a fazer crescer este evento”, refere.

Samuel Barata, atleta do Sport Lisboa e Benfica, que se sagrou campeão nacional na Meia Maratona de Lisboa é o padrinho da quarta Meia Maratona das Cantarinhas.

A madrinha da prova é Cláudia Dias, que espera cumprir um objetivo interessante. “Estou muito orgulhosa de ser a madrinha, quando me convidaram fiquei muito feliz pela oportunidade. Fico contente por saber que Bragança apoia o meu projeto. Tenho como objetivo fazer 18 meias maratonas em cada distrito de Portugal, durante 18 dias consecutivos. Vai ser um desafio muito grande, nunca fiz nada desta dimensão”, salienta.

A sessão de apresentação da Meia Maratona das Cantarinhas contou com a presença de Domingos Castro. O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) sublinha que é importante apoiar a modalidade em todas as regiões e lança um repto à Câmara Municipal de Bragança. “A minha presença nesta apresentação significa que é necessário estar em todos os lados. Por exemplo, a Assembleia Geral da FPA vai ser nos Açores. Esta direção pensa diferente e nós temos de estar próximos daqueles que muito contribuem para a modalidade. Fiz um desafio ao presidente da Câmara Municipal de Bragança, porque realmente gostaríamos e precisámos muito de uma pista de atletismo em Bragança. A FPA está disponível para contribuir naquilo que for necessário para que seja uma realidade, para que o atletismo tenha outra visibilidade e haja cada vez mais pessoas a praticarem a modalidade”, destaca.

Paulo Xavier, presidente da Câmara Municipal de Bragança, refere que é um evento preponderante para a região. “É uma grande festa do desporto, é uma prova muito inclusiva e muito importante para a região, que já faz parte da identidade de Bragança. Atrai sempre muitos atletas, que são acompanhados pelos apoiantes, tornando-se num evento desportivo muito importante para a economia local”, sublinha.

Praticamente a dois meses da competição, já estão inscritos mais de 900 atletas na Meia Maratona das Cantarinhas. Para além das corridas de 21, 10 e cinco quilómetros, o evento conta ainda com as corridas jovens e uma caminhada. A prova transmontana vai oferecer dez mil euros em prémios.

Pode inscrever-se em https://meiamaratonacantarinhas2025.admeus.pt/forms/
 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira