Marcelo Rebelo de Sousa diz que demissão de Hernâni Dias depende do próprio

PUB.

Ter, 28/01/2025 - 17:49


Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que “é uma questão que está a ser apurada”. Assinalou também que a investigação da Procuradoria Europeia, normalmente, “é muito rápida” e, por isso, resta esperar para ver as “conclusões a que se chega”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, hoje, que a decisão de demissão de Hernâni Dias está nas mãos do próprio secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e ex-presidente da câmara de Bragança. 

Além disso, aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ainda que a decisão cabe também ao próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O Presidente da República foi questionado, ontem, sobre as condições de Hernâni Dias se manter em funções, após se ter tornado público que criou duas empresas imobiliárias, enquanto o Governo preparava a lei dos solos, sendo que é secretário de Estado do ministério que tutela essas alterações. Alegadamente, poderá ter criado as imobiliárias com o objetivo de tirar partido da passagem de terrenos rústicos para urbanos.

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que já teve ocasião de dizer que “é uma questão que está a ser apurada”. Rematou ainda que “é preciso ver o que efetivamente se conclui em todas as vertentes", assinalando que a investigação da Procuradoria Europeia, normalmente, “é muito rápida” e, por isso, resta esperar para ver as “conclusões a que se chega”.

Hernâni Dias é ainda suspeito de ter recebido contrapartidas quando foi autarca de Bragança, sendo que foram detetadas alegadas irregularidades no que toca às empreitadas da nova Zona Industrial e Circular Interior de Bragança.

Sobre esta matéria, numa entrevista exclusiva à Rádio Brigantia, Hernâni Dias negou as ilegalidades na execução das obras e, num comunicado, na semana passada, voltou a frisar isso mesmo, dizendo estar "convicto" de que agiu "com total transparência e dentro da legalidade" e que está "ao dispor das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos".

O ex-autarca também se esclareceu sobre as imobiliárias. Disse que estão relacionadas com projetos de reabilitação de casas de família.

Esta situação já levou a que o Bloco de Esquerda e o Chega tivessem pedido a demissão de Hernâni Dias. Estes dois partidos, tal como a Iniciativa Liberal, pediram uma audição urgente ao ex-autarca.

Escrito por Brigantia 

Foto: Presidência da República 

Jornalista: 
Carina Alves