Qui, 05/12/2024 - 10:09
Começaram este fim-de-semana as Festas da Boa Nova, em Torre de Moncorvo. Ao longo de todo o mês de Dezembro há várias iniciativas, em diversos pontos da vila, como dança, concertos, espaços de actividades para crianças e idosos, presépios ao vivo e um passeio de BTT solidário.
O presidente da câmara, José Meneses, esclarece que as festas culminam com uma Passagem de Ano. “Natal é família, é crianças e, por isso mesmo, temos o mês inteiramente dedicado a várias temáticas que englobam o Natal da Criança. Vamos integrar a própria Escola Municipal Sabor Artes em várias actividades. Vamos ter, do dia 17 ao dia 25, o espaço da criança, na Praça Francisco Meireles, vamos ter também um passeio do BTT Solidário, a Fogueira do Galo, no dia 24, e terminamos com uma Passagem de Ano”.
Este ano, a câmara vai apostar na festa de Passagem de Ano, tal como já fez noutra altura. Entretanto a festa perdeu-se mas, agora, a autarquia quer recuperá-la para evitar que as pessoas saiam do concelho. “A festa já se chegou a realizar, há cerca de cinco ou seis anos, mas, depois, perdeu-se alguma iniciativa na realização deste evento. Gostaríamos que os próprios privados fizessem as respectivas festas, mas aquilo que verificámos é que há muita gente de Torre de Moncorvo que, no Fim de Ano, se ausenta, procura outros sítios, outros destinos, nomeadamente a vizinha, a Espanha. E acho que é de todo o interesse não deixarmos sair os nossos para longe. Para não deixar sair tínhamos de arranjar alguma componente”.
As Festas da Boa Nova começaram este domingo, com a inauguração da iluminação de Natal, na Praça Francisco António Meireles.
Já em Mogadouro, ao longo do mês há teatro para as crianças, desfile de pais Natal, concursos alusivos à quadra e concertos. A partir do meio de Dezembro há também o comboio de Natal e uma pista de gelo. O presidente da câmara, António Pimentel, acredita que não é necessário gastar muito dinheiro para celebrar a quadra mas admite que, com algum equilíbrio, o mês não passa em branco. “Somos um concelho modesto e equilibrado e procuramos não exagerar nos gastos. De qualquer das formas, procuramos proporcionar aos nossos munícipes uma imagem agradável da quadra mais importante para as famílias”.
Uma das iniciativas que já faz parte do calendário é a Corrida de São Silvestre, que acontece no dia 14 de Dezembro. Nesta quarta edição, a corrida conta com a mogadourense Maria Odete Mendes, que se tem destacado na marcha atlética. “É um evento que já está enraizado, com bons prémios e que tem tido sempre uma boa adesão”.
As iniciativas de Natal arrancaram este domingo com a inauguração da iluminação alusiva à quadra.
Por Miranda do Douro, o Largo do Castelo vai transformar-se numa ‘Tierra Natal’, entre o dia 15 de Dezembro e 7 de Janeiro. Este ano, além da pista de gelo que atrai “milhares” de pessoas, também haverá uma tenda só para as crianças, adianta a presidente da câmara, Helena Barril. “Temos uma tenda para eles, com a casa do Pai Natal, com insufláveis e todas as actividades para os manter entretidos, sendo uma tenda agregadora e acolhedora para os mais pequenos”.
A iluminação de Natal é um dos maiores investimentos do município. Este ano foi alargada a outros pontos da cidade. Um investimento da câmara para os visitantes mas também para o comércio local. “É um custo para a câmara, mas encaramo-lo como um investimento, porque sabemos que estamos a promover o território, não só para Espanha, que é um público-alvo muito interessante, mas também para Portugal, para os nossos que vêm nesta época, os emigrantes, os nossos conterrâneos que estão espalhados pelo país”.
Além da pista de gelo e da tenda para as crianças, com a Casa do Pai Natal e insufláveis, a Tierra Natal conta ainda com o comboio de Natal, música ao vivo e dança. Representa um investimento de certa de 200 mil euros para o município.
A Câmara de Carrazeda de Ansiães volta a organizar o mercadinho de Natal, entre outras atividades para celebrar a quadra natalícia. O presidente do município, João Gonçalves, destaca algumas. “É sempre uma época mágica para todos, mas, principalmente, para as crianças. Nós vamos promover novamente o nosso Mercadinho de Natal. Teremos, na Praça do Município, uma tenda com condições para acolher muitas actividades, que estão a ser programadas, nomeadamente com as crianças. Claro que também teremos sessões de cinema. Teremos também o sorteio do cabaz de Natal, que é uma forma de incentivar o consumo localmente, porque as pessoas poderão participar mediante a facturação de compras feitas no concelho. Teremos também, obviamente, alguns concertos, além daquela que já é uma das marcas, que eu gosto mais, que são os nossos almoços de Natal com a população menos jovem”.
A época mais mágica do ano também já chegou a Alfândega da Fé, que já abriu portas à Aldeia Natal, na última sexta-feira. A iniciativa decorre até ao dia 5 de Janeiro. Em Mirandela a iluminação de Natal também já se inaugurou no domingo mas as actividades arrancam oficialmente dia 12.
Escrito por Brigantia/Rádio Ansiães (CIR)