Sex, 20/09/2024 - 09:24
Arranca hoje a vacinação gratuita contra a Gripe e Covid-19, nos centros de saúde e nas farmácias aderentes. Podem aderir à campanha pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos, grávidas, bombeiros e profissionais de saúde e de estabelecimentos prisionais. O Serviço Nacional de Saúde vai enviar uma mensagem aos utentes com o agendamento da vacinação, explica Maria Adelaide Batista, gestora de enfermagem da Unidade Local de Saúde do Nordeste. “Nós vamos lançando as mensagens, não correndo bem, pela falta de telemóvel, porque o utente é mais idoso, não vê, fazemos o contacto através de carta, não correu bem através de carta, fazemos o contacto através de telefone. Há sempre várias tentativas para conseguirmos chegar ao utente. Se alguma destas tentativas falhar em algum utente, apelo que telefonem para o centro de saúde e que digam que querem ser vacinados”.
Os profissionais de saúde podem deslocar-se a uma freguesia para fazer a vacinação, mediante solicitação do presidente da junta, ou ao domicílio, no caso de pessoas acamadas.
Quem não quiser ser vacinado no centro de saúde, pode fazê-lo nas farmácias aderentes. Pelo segundo ano, vão poder administrar as vacinas. Na Farmácia Cantarias, em Bragança, há uma forte adesão, adianta a directora técnica, Juliana Silva. “Temos sido bastante solicitados para fazer a reserva da vacina. Fizemos as reservas e estamos a fazer o planeamento para passar para a parte da vacinação. Pretendemos vacinar cerca de 12 a 18 pessoas, por dia”.
No ano passado, as farmácias administraram 70% das vacinas contra a Gripe e Covid.
A Farmácia Bem-Saúde aderiu pelo segundo ano à campanha de vacinação. De acordo com a directora técnica, Eugénia Baptista, já estão a ser feitas reservas e haverá vacinas para esta primeira semana. “Já temos reservas, as pessoas já foram aderindo. O grande pico de vacinação é no mês de Outubro mas há muita gente que ter tomar já porque daqui a uns dias começam as castanhas, depois vem a azeitona, e as pessoas vão para as aldeias e não querem voltar”.
Este ano há ainda uma vacina da Gripe com dose elevada para utentes com 85 ou mais anos. No entanto, só pode ser administrada nos centros de saúde.
Escrito por Brigantia