Seg, 16/09/2024 - 08:28
Os distritos de Bragança e Vila Real estão assim no patamar mais grave da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. No caso de Vila Real, apenas os concelhos de Mesão Frio e Peso da Régua estão em risco muito elevado.
Os incêndios activos no fim-de-semana e as temperaturas elevadas levaram a Protecção Civil, no sábado, a accionar o nível “laranja” de prontidão dos meios nas zonas afectadas por incêndios, que se estendeu ao resto do país, devido à diminuição da humidade relativa no ar e a existência de vento nos próximos dias. A Protecção Civil apelou ainda ao cuidado com ignições nos próximos dias.
O Ministério da Administração Interna emitiu ontem um comunicado onde anunciou o estado de alerta em todo o território continental até quarta-feira.
Anunciou ainda medida excepcionais, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, proibição de queimadas e queimas, proibição de trabalhos com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal e proibição de fogo-de-artifício.
Durante o fim-de-semana, dois incêndios deflagraram junto à fronteira, um perto do concelho de Bragança e outro perto do concelho de Vinhais, e ainda um no concelho de Mirandela. Ficaram extintos em poucas horas.
O risco máximo de incêndio vai manter-se na região pelo menos até quarta-feira.
Escrito por Brigantia