Ter, 10/09/2024 - 18:33
A produtora, Filomena Chorense, tem mais de 160 ovelhas e cinco cães de guarda, mas as seis ovelhas paridas, tinha-as na propriedade junto a casa, com vedação. Quando acordou, não queria acreditar no que viu. “Trazíamos as ovelhas perto de casa e devia ter sido por volta das 5h30 ou 6h que os lobos atacaram. Trazia lá seis ovelhas paridas, um com dois cordeiras e foram atacadas e estão lá todas mortas pela terra fora. Uma está praticamente comida. Até as tinha vedadas com rede ovelheira e elas não puderam escapar”, contou.
Há alguns meses, a produtora diz ter ouvido falar que o lobo andava perto, mas não imaginou que atacasse perto de casa.
Já apresentou queixa na GNR e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas esteve no terreno. “Tirou fotografias aos animais e eles disseram que se notava bem que tinha sido lobo, porque estavam estranguladas no pescoço, que é onde atacam mais. Eu acho que não me vão dar nada, no fundo”, disse.
Prejuízos que ainda não contabilizou. “Fiquei com o prejuízo, porque as ovelhas estavam paridas e tenho tanta pena. Eu não sei qual é o prejuízo, as ovelhas eram novas, quatro acho que eram a primeira vez que pariam”, lamentou.
O lobo atacou mais um rebanho de ovelhas, desta vez em Edrosa.
Escrito por Brigantia