Sex, 06/09/2024 - 10:33
Há alunos que podem começar o ano lectivo sem alguns manuais escolares. Na papelaria Brigoffice, em Bragança, não há mãos a medir para conseguir entregar os livros a tempo aos encarregados de educação. No entanto, alguns manuais de Matemática, Português e Espanhol ainda não chegaram, adianta a responsável, Fernanda Gomes. “Há alguns livros que ainda não chegaram, principalmente de editoras diferentes, que não são portugueses, nomeadamente o de Espanhol de 12º ano, o de Matemática de 10º ano, os de Inglês e línguas de 5ºano”.
A uma semana de começar o novo ano lectivo, não há previsões de esses livros chegarem. “Ainda ontem falei com a editora e não tinham previsão para entregarem”.
Em Agosto, o Governo disponibilizou vouchers, que os encarregados de educação entregam nas papelarias para não pagar os manuais. No entanto, no caso dos cursos profissionais, só agora começaram a ser disponibilizados os vouchers, o que quer dizer, que é quase certo que grande parte dos livros não vai ser entregue a tempo. “Os vouchers dos profissionais são os últimos a ser emitidos pelas escolas. Já tivemos encomendas ontem e vão começar a escola sem os manuais, caso as editoras não os tenham disponíveis. Eles poderão ter um ou outro livro mas geralmente iniciam as aulas sem manuais”.
Os livros atribuídos através dos vouchers devem depois ser entregues na escola, para serem reutilizados no ano seguinte por outros alunos.
O ano lectivo 2024/2025 começa já no próximo dia 12 de Setembro.
Escrito por Brigantia