Câmara de Bragança pede ao Governo que apoie os olivicultores do distrito

PUB.

Qui, 18/05/2023 - 09:03


A tomada de posição do município foi aprovada na Assembleia Municipal

Neste momento, perante o cenário e a falta de respostas do Governo, o que preocupa o autarca, Hernâni Dias é que a região vai enfrentar cada vez mais estes extremos climáticos e, por isso, é urgente que se construam as barragens de Parada, Rebordãos e Calvelhe.

“Tendo em conta que estamos atravessar já um período de seca severa quase e com a tendência de o Nordeste Transmontano vir a ser cada vez mais um território muito susceptível aos períodos de seca, o que vai obrigar a que haja medidas muito concretas para poder ajudar à produção e isso terá de passar obrigatoriamente pela construção de barragens. Se isso não acontecer, viveremos momentos muito difíceis”, sublinhou.

A quebra de produção de azeitona, em 2022, foi superior a 60%. O presidente da câmara diz estar alarmado pois considera que a campanha deste ano também não vai correr bem.

A câmara de Bragança pede que o Governo adopte medidas urgentes de apoio aos agricultores, por exemplo, através do apoio financeiro directo, a título compensatório, tendo por base o diferencial entre a facturação desta campanha e a média aritmética dos três últimos anos de produção, 2021, 2020 e 2019.

“Isso terá de passar pela atribuição de apoios financeiros e eventualmente contribuir para diminuir os custos que estão directamente associados à produção”, disse.

O presidente disse que o Governo, para já, não respondeu ao pedido.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves