PUB.

Futebol Feminino: Torneio de Desenvolvimento da UEFA sub-16 termina hoje com jogos em Macedo e Mirandela

PUB.

Ter, 16/05/2023 - 10:45


Termina hoje o Torneiro de Desenvolvimento UEFA sub-16 feminino, que trouxe ao distrito de Bragança quatro selecções de futebol.

Estes torneios realizam-se anualmente e o objectivo é dar às jogadoras uma primeira experiência em contexto internacional, o que tem resultado bem. “Estes torneios servem para que as jogadoras tenham diferentes estimulações, ao nível dos adversários. Servem também para que esta região tão bonita de Portugal, que tão bem acolhe, possa receber selecções de três países estrangeiros. Assim proporcionamos a este conjunto de jogadoras, tanto portuguesas como estrangeiras, um torneio competitivo, no qual o mais importante é que elas tenham oportunidade de dar os primeiros passos no contexto internacional. Cada jogo internacional acarreta mais experiência e traz uma bagagem do que são outros estilos de jogos que Portugal não encontram, assim como as de fora”, referiu Francisco Neto, treinador da selecção nacional A feminina.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem escolhido o distrito de Bragança para promover estes torneios, seguindo uma política de descentralização. Este pode ser também um incentivo ao desporto, refere Carlos Coutada, da FPF. “A missão da FPF é levar o futebol a todas as regiões do país. Estes são jogos internacionais, com as melhores equipas de países que são mais fortes no futebol feminino, promovem a imagem do bom futebol, da prática do futebol pela mulher e espero que o público possa acorrer e desfrutar destes jogos. Também queremos incentivar ao surgimento de mais equipas femininas”.

O surgimento de mais equipas e atletas federados, seja no feminino ou no masculino, é também um dos objectivos da Associação de Futebol de Bragança (AFB), que por isso vai em breve colocar em prática um projecto que visa captar atletas. “Iremos implementar, com os agrupamentos de escolas do nosso distrito, a partir de Setembro. Com este projecto vamos tentar fazer com que o número de atletas federados aumente e, por sua vez, que os clubes consigam ter equipas de futebol feminino, para que também possamos ter um campeonato interno. Vamos ter um grupo de trabalho associado à associação que se irá deslocar aos agrupamentos de escolas para proporcionar actividades a todos os intervenientes, em que não há géneros”, explicou o presidente da AFB, António Ramos.

O Torneiro de Desenvolvimento UEFA sub-16 feminino começou na passada quinta-feira e termina hoje. Contou com as selecções de Portugal, Suécia, Noruega e Áustria.

Os jogos decorreram no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, no Estádio Municipal de Bragança e no Estádio São Sebastião, em Mirandela, onde Portugal encerra o torneio frente à Áustria.

Escrito por Rádio Onda Livre - CIR (Cadeia de Informação Regional)

Foto de FPF