Xadrez ganha cada vez mais adeptos nas escolas

PUB.

Sex, 06/06/2014 - 09:43


O Bragança Shopping recebeu o 5º Torneio Escolar de Xadrez. A competição promovida pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Abade Baçal contou com 65 alunos de Bragança, Mirandela e Vila Nova de Foz Côa com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.

Para Nuno Cristóvão o torneio serve de convívio aos mais novos, mas acima de tido para estimular o raciocínio e a concentração dos alunos. 2Os alunos adquirem hábitos de raciocínio e de lógica. Depois convivem com outros alunos de outras escolas”.Nuno Cristóvão é presidente do Clube de Xadrez há três anos e destaca a importância da modalidade no desenvolvimento cognitivo das crianças e dos jovens.
O responsável destaca ainda o papel do Xadrez na capacidade de raciocínio dos alunos com necessidades educativas especiais. “Temos casos de alunos com necessidades educativas especiais, que adquiriram mais capacidade de raciocínio através do xadrez”.

Concentração, estratégia e alguma paciência fazem um bom jogador de xadrez. Por incentivo dos pais, da escola ou dos amigos os mais novos estão cada vez mais adeptos da modalidade. “Comecei a aprender com o meu pai e com os meus colegas. É preciso treinar muito. Para sermos bons na vida temos que gastar tempo. Costumo participar em vários torneios inclusive em Espanha”, refere Samir Mehmedov, aluno da Abade Baçal”.
O xadrez começa a ganhar adeptos nas escolas. 65 alunos das escolas de Bragança, Mirandela e Vila Nova de Foz Côa participaram ontem no V Torneio Escolar de Xadrez Cidade de Bragança.

Escrito por Brigantia