Seg, 04/04/2011 - 11:22
O levantamento foi feito na área de intervenção da GNR, por isso as cidades de Bragança e Mirandela não estão incluídas.
Em todo o distrito foram identificados 1544 casos, mas segundo o Major Rui Pousa da GNR de Bragança, não se constata um isolamento completo.
“Temos a sensação de que este isolamento é parcial, já que a maior parte são acompanhados por vizinhos ou instituições de solidariedade. Os próprios familiares visitam-nos regularmente.”
Depois deste levantamento feito, agora a GNR vai procurar incidir a sua acção na prevenção de certos problemas.
“Os militares já tiveram o cuidado de distribuir um cartão de visita com os contactos da GNR. Também vai servir para um patrulhamento junto destas pessoas. E vamos falando com eles para terem cuidado para reduzir o perigo de burlas.”
Um dos casos de isolamento vive-se às portas da cidade de Bragança, mais concretamente na Quinta dos Banheiros, na aldeia de Alfaião.
Adriano Fernandes, de 63 anos, vive sozinho há mais de 20. Isolado num local de difícil acesso e afastado da povoação, diz que ali nasceu e ali quer ficar. Viu emigrar os irmãos e morrer pais e apesar de tudo sempre se recusou a abandonar o seu sítio.
“Vivi sempre aqui. Tenho família mas estão para outros lados. Casar? Não, estou bem assim. Morreu a minha mãe, há uns 25 anos, e o meu pai já há muito mais, e fiquei assim”, explica.
Confessa que se sente só, mas não tem medo disso.
“Já nasci e estou habituado. Receio? Se vir que tal, ligo pelo telefone. Telefono ao meu irmão e ao meu cunhado. Sentir-me só, sinto, mas que hei-de fazer. A minha companhia são os cães e as pitas.”
O tempo é passado nas lides agrícolas para arranjar mantimentos que o ajudem a sobreviver, já que a reforma é pequena.
“Aqui é onde tenho as minhas coisas. Daqui só para uma urna”, garante, adiantando que se dedica à agricultura “para ir comendo”. “A reforma é pequena.”
Esta é a história de vida de quem está sozinho há mais de duas décadas.
Nos restantes concelhos do distrito também foram registados mais casos. 140 em Vimioso, 119 em Vinhais, 107 em Miranda e 104 em Freixo de Espada-à-Cinta.
Abaixo da centena ficaram os concelhos de Mogadouro com 30, Vila Flor com 27, Mirandela com 18 e Carrazeda de Ansiães com 16.
Escrito por Brigantia