Vinhais aprova orçamento para 2011

PUB.

Qui, 16/12/2010 - 09:53


Dezanove milhões de euros vão ser investidos no próximo ano no concelho de Vinhais. O plano e orçamento para 2011 já foi aprovado em assembleia municipal. O presidente da câmara aponta as prioridades de investimento, salientando que o equilíbrio financeiro é fundamental.  

“Por um lado, vamos continuar com o investimento na parte do urbanismo, infra-estruturas como água e saneamento, tanto na vila como nas aldeias. Há também uma aposta forte no turismo e na educação” afirma Américo Pereira, acrescentando que “não é descurada a parte do equilíbrio financeiro. Continuamos a ser das 10 melhores câmaras do país no que diz respeito à situação financeira e por isso, as nossas contas são sempre feitas tendo em conta essa preocupação de manter o equilíbrio financeiro da autarquia até porque agora mais do nunca impõe-se este cuidado, porque a situação económica do país não é a melhor”.

 

Apesar dos investimentos previstos para o próximo ano ao nível do saneamento básico, o concelho, predominantemente rural, ainda não vai ficar totalmente coberto pela rede.

“Vinhais é um concelho que tem poucas pessoas por freguesia. Tem muitas aldeias mas não há gente, o que significa que há aldeias muito pequenas onde não se justifica ter rede de saneamento” afirma Américo Pereira. “As que entendemos que, do ponto de vista técnico, precisam de saneamento têm e o concelho está praticamente todo coberto. Há apenas meia dúzia de casos para revolver” acrescenta o autarca. “No entanto, existem umas 10 ou 15 aldeias, que pela sua dimensão, não há qualquer possibilidade de colocar saneamento e estamos a pensar noutra alternativa” que pode passar pela instalação de “fossas cépticas colectivas”.

 

A câmara de Vinhais vai gastar no próximo ano dezanove milhões de euros.

Um valor ligeiramente superior ao orçamento de 2010.

Escrito por Brigantia