Bragança aderiu à rede Eures para divulgar ofertas de emprego no estrangeiro

PUB.

Qui, 09/12/2010 - 11:19


Abrir novas oportunidades aos transmontanos que procuram emprego é o objectivo da rede Eures. Um projecto ao qual Portugal aderiu já há três anos mas que chegou ao distrito de Bragança há apenas dois meses, com um dos 25 conselheiros existentes no país.

Alcídio Castanheira, director do Centro de Emprego de Bragança, acredita que vai trazer benefício ao Nordeste Transmontano.

 

“O que esperamos é que a região, os nossos jovens e os empresários venham a ter o usufruto desta rede, que tem diariamente centenas e milhares de empregos à disposição. São 27 países, mais Noruega, Liechtenstein e Suíça, uma rede vasta”, sublinha.

 Bragança tem uma das duas conselheiras sediadas em Trás-os-Montes.

Chaves é o outro ponto da região com este serviço.

 

Sandra Falcão, a conselheira de Bragança, destaca todas as áreas profissionais do IPB e a Saúde como os principais alvos.

 “Enfermagem é a que tem uma vocação mais europeia, depois a área das análises clínicas, engenharias civis são áreas profissionais que neste momento são facilmente acolhidas. Ou profissionais com especialização em soldadura, em serralharia, em carpintaria. Ou seja, profissionais habilitados para diversas áreas. E ainda trabalhos sazonais, nomeadamente na agricultura, profissionais de hotelaria, que exigem alguma preparação linguística.”

Há duas formas de utentes e empresas se candidatarem às ofertas.

 

“A nível nacional em qualquer centro de emprego, ao fazer a sua inscrição pode manifestar a sua vontade de ser inscrito também para a rede Eures. E pode também colocar o currículo online no portal europeu em Eures.Europa.Eu.”

 

Para já ainda não há dados sobre o número de vagas já preenchidas com trabalhadores transmontanos mas Sandra Falcão aponta Espanha, França e Reino Unido como principais destinos.

Escrito por Brigantia