Qui, 25/11/2010 - 11:03
O sargento-chefe Fernandes, da GNR de Macedo, acredita que as campanhas de sensibilização contribuem para o aumento das denúncias.
“Não podemos contabilizar como sendo um dado adquirido que haja um aumento criminal. As denúncias é que aumentam, face à maior sensibilização”, sublinha.
O núcleo de atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Bragança foi criado em 2005 para acompanhar estes casos.
A coordenadora, Teresa Fernandes, considera que este aumento dos números é influenciado pelo facto de o fenómeno ser considerado crime público desde 2007.
“Temos dados até Setembro e tem-se notado um aumento por haver maior consciência social para a denúncia e porque o crime público, desde 2007, veio trazer ao bolo das vítimas de violência doméstica outros públicos-alvo que não apenas as mulheres. E, por isso, temos tido o aumento de casos.”
A nível nacional, a violência doméstica provocou já 39 vítimas mortais, este ano.
Em Macedo de Cavaleiros não há nenhum homicídio a registar, mas o Chefe Fernandes da GNR conta que já houve situações com alguma gravidade.
Declarações à margem de mais uma campanha de sensibilização promovida pela Associação de Socorros Mútuos de Bragança que levou a Macedo de Cavaleiros técnicos da Segurança Social e do Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica do distrito.
Escrito por CIR