Balsamão acolhe Jornadas Culturais sobre a República

PUB.

Qua, 25/08/2010 - 10:07


Reflectir sobre a política, a cidadania e a religião – é o objectivo da 13ª edição das Jornadas Culturais de Balsamão, em Chacim, Macedo de Cavaleiros. O evento realiza-se todos os anos, mas esta edição pretende assinalar o centenário da Primeira República e a expulsão das Ordens e Congregações Religiosas.

Este ano, este evento é realizado em parceria com Vinhais.

Todos os anos, um dia das jornadas é passado num município do distrito de Bragança. Este ano, será Vinhais a acolher as Jornadas Culturais de Balsamão, onde a Inquisição e o seu impacto neste concelho serão os temas principais.

O assunto a debater e a explorar é escolhido no encerramento de cada edição das Jornadas e “Política, cidadania e religião” foi consensual.

“Este tema é o ideal porque este ano se celebra a República e a expulsão das Ordens”, explicou.

Ana Camelo, vice-presidente do Centro Cultural de Balsamão, que organiza estas jornadas, apela a um maior apoio por parte do município de Vinhais, que vai acolher um dos dias do evento.

 “Não houve ainda grande recepção por parte do município. Falámos com o presidente da câmara e da junta, já prometeram alguma coisinha, mas que façam o esforço para nos dar mais qualquer coisa.”

A representante do Centro Cultural de Balsamão, lembra que as Jornadas Culturais são mais procuradas por gente de fora do distrito de Bragança e lamenta que assim seja.

 “Os oradores que se deslocam a Balsamão são pessoas sábias e fico triste porque da nossa zona não vai ninguém quando vêm pessoas de Lisboa, do Alentejos…”

As Jornadas Culturais de Balsamão, de 2 a 5 de Setembro, pretendem debater a Igreja, a Política e a Cidadania, num confronto de ideias que tem a 1ª República como contexto.

 

As inscrições para as Jornadas Culturais de Balsamão, em Chacim, Macedo de Cavaleiros, terminam hoje.

Escrito por CIR