Lar de idosos da Obra Social Padre Miguel já tem lista de espera

PUB.

Seg, 31/08/2009 - 09:18


Ainda não entrou em funcionamento e já tem lista de espera. O lar social da Obra Padre Miguel que ontem foi inaugurado deverá começar a receber os primeiros idosos em meados de Setembro. Mas a procura já é superior aos 60 lugares que a instituição disponibiliza.  

A valência de creche, para 66 crianças, deverá abrir mais cedo.

“Pensamos abrir no dia 15 de Setembro, pois agora estamos a fazer os últimos preparativos, mas a creche deve abrir antes porque há uma grande necessidade” refere o presidente da direcção da Obra Social Padre Miguel. Quanto às vagas, “já temos 150 pessoas inscritas mas só temos 60 vagas”.

 

Este projecto conta ainda com uma parte de investimento privado com 26 suites.

Mas até agora ainda só foram vendidas quatro.

Facto que levou a direcção da instituição a optar também pelo arrendamento. “Ainda só estão vendidas quatro suites, mas já temos 40 pessoas interessadas em ver para depois comprar ou arrendar” adianta Nuno Álvaro Vaz, acrescentado que “houve várias famílias que nos pediram para arrendar em vez de comprar porque não queriam mexer nas poupanças e nós entendemos que isso era de tomar em consideração”.

 

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro que veio a Bragança inaugurar um dos maiores projectos financiados pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais e que custou três milhões de euros.

“Quero dar-vos os parabéns porque esta obra é aquilo a que eu chamo um trabalho bem feito” refere José Sócrates salientando que “aquilo que o Estado fez aqui não foi mais do que cumprir o seu dever”.

 

Já o ministro da solidariedade social, trouxe a garantia do apoio do Estado ao funcionamento da vertente social deste projecto. “A partir do momento que as portas se abram para começaram e receber os utentes, a instituição sabe que contará com o apoio da Segurança Social ao nível do seu funcionamento pois o acordo de cooperação já está assinado” refere Vieira da Silva.

 

Este equipamento da Obra Social Padre Miguel disponibiliza ainda apoio domiciliário para 50 utentes e vai criar 75 postos de trabalho.

Escrito por Brigantia