Resultados a matemática no distrito de Bragança têm melhorado

PUB.

Sex, 03/07/2009 - 09:30


No distrito de Bragança, as provas de aferição de matemática têm registado uma melhoria nos resultados. Embora não haja dados que o sustentem, esta é pelo menos a constatação do grupo de professores que frequenta o Programa de Formação Contínua da disciplina que decorre desde 2005.  

Trata-se de um programa do Ministério da Educação que em Bragança funciona em parceria com o IPB e visa responder a dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática.

No primeiro ciclo, os resultados das provas de aferição têm vindo a melhorar.

 

“Em termos numéricos é que tem havido uma melhoria significativa dos resultados das provas de aferição. Só que estar a comparar anos diferentes é complicado, porque os alunos e as provas são diferentes. Mas as avaliações externas apontam para a melhoria dos resultados e naquele tipo de trabalho que é a resposta a situações que não são rotineiras, como a resolução de problemas.”

 

Manuel Vara Pires, que faz parte da equipa de formação do Programa, acredita que esta acção tem contribuído para essa melhoria dos resultados até porque as práticas têm vindo a evoluir.

 

“O ambiente da sala de aula nalguns casos transformou-se bastante. Aquela ideia clássica em que o professor explica e os alunos ouvem já foi ultrapassado. Os alunos eles próprios já resolvem e discutem eles próprios as soluções.”

 

Declarações feitas durante o encerramento do Programa de Formação Contínua em Matemática, esta quinta-feira.

Este ano, no distrito de Bragança, estiveram envolvidos 30 professores do primeiro ciclo do ensino básico, distribuídos por 16 escolas, abrangendo oito agrupamentos de escolas e seis concelhos do distrito de Bragança.

 

Escrito por Brigantia