Ter, 23/06/2009 - 08:24
A psicóloga do Centro de Saúde de Miranda do Douro, explica que a filosofia deste grupo consiste “em as pessoas que têm a mesma problemática reúnem-se e colocam as duas dúvidas e é o próprio grupo de que dá sugestões sobre como se podem resolver” afirma.
Cecília Medeiros explica ainda que tipo de ajuda os diabéticos podem ter neste grupo. “Por exemplo, ao nível do apoio social, sabendo que as outras pessoas têm as mesmas dificuldades dá a ideia de que se pode compreender melhor pois a experiencia de uns podem ser útil para outros” refere.
O grupo reúne-se às segundas-feiras de cada mês e conta com cerca de 10 participantes.
Maria Túlia Alves, de Miranda do Douro, é uma delas e que ontem deu o seu testemunho durante as jornadas, considerando que a ajuda psicológica é importante. “Esta doença isola-nos e aqui sentimo-nos mais seguros e em grupo temos a oportunidade e nos descobrirmos uns aos outros” afirma.
Maria Túlia Alves alerta ainda para o facto de os familiares dos diabéticos estarem pouco informados sobre a doença. “Infelizmente não participam muito e é uma doença grave sobretudo para quem vive só, é um perigo” considera.
A diabetes é a quarta causa de morte em Portugal.
No distrito de Bragança há cerca de 7400 pessoas que sofrem da doença.
Escrito por Brigantia