Unidade de Convalescença abre depois do Verão

PUB.

Seg, 06/04/2009 - 08:27


Setembro ou Outubro é a data prevista pelo Centro Hospitalar do Nordeste para a abertura da Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos no Hospital de Macedo de Cavaleiros.  

A unidade vai ter cerca de 30 camas e permite transitar de outros serviços dos três hospitais do Centro Hospitalar os doentes que ainda precisam de recuperação antes de terem alta e seguirem para os domicílios.

A Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar do Nordeste está orçada em cerca de dois milhões de euros e abre no espaço que o Hospital de Macedo de Cavaleiros cedeu vários anos ao Centro de Saúde.

 

Esta unidade vai ter capacidade para acolher “23 doentes para convalescença e seis para paliativos e que por muitas vezes estarem já numa fase terminal de vida precisam de ter cuidados” refere o director clínico do Centro Hospitalar.

 

Sampaio da Veiga salienta que esta unidade “vai trazer a possibilidade, após a fase mais critica, de os doentes terem um local de recuperação antes de serem encaminhados para casa”. A permanência neste serviço pode ir até aos 30 dias e desta forma “permite-nos ter camas mais facialmente para os doentes que necessitam de tratamento de agudos” acrescenta.

 

As obras na Unidade de Convalescença sofreram alguns atrasos “porque havia um problema estrutural e foi necessário reforçar o edifício” explica. Agora está “numa fase de acabamentos internos, faltam os equipamentos indispensáveis para a estrutura funcionar” adianta Sampaio da Veiga.

 

Depois de alguns atrasos, espera-se que em Setembro ou Outubro, o Hospital de Macedo de Cavaleiros veja aumentadas as suas camas em mais 30 destinadas a cuidados continuados e também paliativos, que servirão os doentes das três unidades hospitalares do distrito de Bragança.

Escrito por CIR