Ter, 17/03/2009 - 08:09
326 mil euros chegam do Mases e o prazo de execução da obra é de seis meses.
Vai haver uma ginástica para que os utentes tenham o máximo de conforto durante as obras, uma vez que não podem sair da instituição.
Tudo porque o lar de São João de Deus já não reunia as condições mínimas.
“Até há pouco tempo tínhamos um quarto com cinco utentes, bastantes com quatro e alguns deles sem casas de banho privativa” descreve provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro para quem “não havia condições para ter as pessoas neste tipo de instituição” acrescenta.
Tendo esta noção, era necessário proceder à remodelação.
Para tal, houve uma série de ajustes e de coincidências para que as obras se sucedessem.
“A cozinha teve de sair do lar” explica João Henriques salvaguardado que “a comida para o lar é feita a partir da cozinha da Unidade de Cuidados Continuados quem tem capacidade para fazer 600 refeições por dia”.
Por outro lado, a lavandaria “também saiu de lá porque candidatamo-nos para fazer uma empresa de inserção social que vai trabalhar nessa área e foi aprovado”.
Espaços agora vazios que possibilitam o alargamento dos dormitórios, dando assim lugar a quartos individuais ou duplos, todos com casa de banho privativa, sem baixar a capacidade do lar.
“É um lar com capacidade para 80 utentes e depois da remodelação vai continuar a ter os mesmos utentes mas todos instalados em quartos com uma ou duas camas” afirma João Henriques.
Mobiliário novo, colchões anti-escaras, que não ardem em caso de incêndio, remoção do chão de corticite, um material inflamável que já não é recomendado e sistemas de alarme de incêndio instalados.
São novidades que se juntam a uma sala polivalente, de lazer, com 100 metros quadrados, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro.
Escrito por CIR