Sex, 13/03/2009 - 17:08
Com a primavera a chegar antecipadamente ao Nordeste Transmontano, o que proporcionou um dia maravilhoso para a prática do TT, realizou-se no passado dia 7 de Março a terceira edição do TT Feminino, um evento organizado pelo Nordeste Automóvel Clube, Câmara Municipal de Bragança e Rádio Brigantia.
A saída agendada para as dez horas da Praça Cavaleiro Ferreira, contou com a presença de cerca de trinta participantes, divididas por dez jipes que cumpriram com a etapa da manhã que ligou Bragança cidade, à vizinha freguesia de Rabal, mas após se terem percorrido cerca de 50 Kms no planalto do Parque Natural de Montesinho.
>> Ao volante as senhoras demonstraram capacidades para a aventura e os maridos assistiam
>> A casa de Lico foi paragem obrigatória. Há 25 anos que está em construção.
As paisagens de que foi possível desfrutarem, a paragem mais prolongada no Santuário de Santa Ana para se poderem aconchegar os estômagos com um delicioso Folar, a visita à moradia do nosso amigo Lico, que sozinho, e pedra sobre pedra, a vai construindo, já lá vão vinte e cinco anos, leu bem, 25 anos. A casa de uma vida como constava no Road Book e que não deixou ninguém indiferente pelo desenho, pelo enquadramento na paisagem, por toda a envolvente do projecto, fizeram com que a chegada a Rabal fosse feita com um substancial atraso em relação ao previsto, mas que mesmo assim não impediu que Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Presidente da Junta de Freguesia e demais elementos da junta, tivessem recebido a caravana com entusiasmo e com a disponibilidade e simpatia habituais.
O almoço, delicioso, (caldo verde, enchidos produzidos localmente e um rancho, bem à moda de Rabal) uma oferta da Junta de Freguesia, foi aproveitado para elucidar todos os presentes do valor da quantia a entregar ao Lar de S.Francisco por parte da Organização e do valor do cheque brinde a entregar pelo grupo MCOUTINHO a aplicar na reparação e ou manutenção de viaturas (ver noticia em separado).
>> Foto de familia, retirada junto às parábolas da Serra de Nogueira.
>> Team da Rádio Brigantia surpreendeu pelas estreantes, que pela primeira vez, partiram para a aventura.
Para a tarde outros tantos quilómetros esperavam as participantes.
Saída do Largo Eng.º José Luís Pinheiro e passando por Meixedo, Vila Nova, Castro de Avelãs e Nogueira fizeram-se aos corta fogos da Serra de Nogueira até ser alcançado o Santuário da Sr.ª da Serra, onde para além da bela paisagem seja qual for o lado escolhido, puderam contactar com a neve que ainda por lá teima em não derreter e onde se fez a habitual foto de grupo.
Faltava regressar a Bragança, preparar para o jantar, avisar os maridos que não haviam participado que já tinham chegado, que o jipe estava direitinho e que os aguardavam para o jantar.
Como vem sendo habitual é ao jantar que se fazem a entrega de lembranças, desta feita à base de mel e seus derivados, tudo produtos da região e produzidos pela Casa do Mel, e altura em que o Presidente da Direcção do NAC aproveitou para agradecer a participantes, patrocinadores e instituições (Câmara Municipal de Bragança, Juntas de Freguesia da Sé e Rabal) que se juntaram à Organização e tornaram possível que este evento fosse solidário com quem mais necessita.
Estava assim cumprida a missão a que a Organização se havia proposto desde início. Proporcionar às participantes um dia diferente, o poder desfrutar de belas paisagens e de boa gastronomia, o convívio, a demonstração inequívoca das suas capacidades ao volante de uma viatura 4x4, onde foram exímias condutoras e que em véspera do dia Internacional da Mulher o quiseram assinalar de modo diferente sendo solidárias com as menores do Lar de S. Francisco, uma vez que parte da sua inscrição revertia a favor da instituição integrada no Centro Social e Paroquial Stº Condestável.
Ao mesmo tempo que decorria este passeio, infelizmente no Algarve, e num evento do género, havia a lamentar a perda de uma vida. À família da vítima e ao clube organizador, Organização e participantes do III Passeio TT No Feminino/Rádio Brigantia apresentam as mais sentidas condolências.
Para o ano vamos voltar com aquela que será a quarta edição e prometemos ainda para esta semana o anúncio da data em que será realizada.
Não perca brevemente no site da Brigantia a galeria fotográfica deste passeio.
Texto: Rodrigues da Silva
Fotos: Telmo Afonso