Autovia Bragança/Léon ganha mais apoios

PUB.

Qui, 12/03/2009 - 09:04


A luta pela construção de uma auto-estrada que ligue Bragança a Léon, em Espanha, está a ganhar cada vez mais força. Vários municípios, organizações empresariais, sindicatos e instituições incorporaram recentemente a Associação Autovía León/Bragança.  

Na última reunião do conselho directivo desta associação, que decorreu em Puebla de Sanábria, em Espanha, foi aprovado um estudo técnico e de viabilidade da estrada que vai ser apresentado ao Ministério do Fomento de Espanha.

Pretende-se que a infra-estrutura seja considerada como prioridade de âmbito internacional e incluída no Plano Estratégico de Infra-estruturas e Transportes.

 

“Ficou decidida a elaboração de um estudo informativo que sustente a construção da autovia” refere o presidente da câmara de Bragança acrescentando que esse documento vai ser entregue “às autoridades responsáveis pela implementação dessa infra-estrutura”.

Por outro lado, “foi decidido que o estudo iria ser apresentado de imediato ao governo regional de Castela e Leão e à administração central de Espanha para se clarificarem responsabilidades à volta da concretização desta via” refere Jorge Nunes.

 

O autarca acrescenta que ficou também decidido abrir a associação a outras entidades que estavam a solicitar a sua inclusão.

Para o autarca esta congregação de esforços demonstra o impacto social e económico que a estrada tem para o Norte de Portugal e Noroeste de Espanha.

 

“Pretende-se cooperar no sentido de aproximar as autoridades que têm responsabilidades nos dois países” afirma Jorge Nunes salientando que o objectivo é “que as decisões sejam articuladas em termos de calendário, ao nível técnico e financeiro”.

 

Nesse sentido, “a associação constitui-se como parceira para a concretização desse objectivo, pode ser entendida como uma pressão politica mas no fundo tem uma dimensão de colaboração” conclui o autarca.

 

Em breve deverá realizar-se outra reunião da Associação Autovia Léon/Bragança na capital transmontana.

Escrito por Brigantia