Macedo sensibiliza para hábitos alimentares

PUB.

Qui, 12/03/2009 - 08:27


Sensibilizar os cidadãos para os bons hábitos alimentares, é aquilo que pretendem fazer duas alunas do curso de Dietética, do Instituto Politécnico de Bragança, em várias sessões de aconselhamento, que vão decorrer no mês de Março, no espaço do Gabinete do Cidadão, em Macedo de Cavaleiros.  

Ana Isabel Rosa, uma das alunas, lembra que a hipertensão, obesidade e colesterol são as principais consequências das irregularidades na alimentação dos transmontanos muito “por causa dos enchidos”.

As alunas realizam estas sessões, de forma gratuita, no âmbito do estágio curricular do curso, que estão a realizar na Câmara Municipal de Macedo.

 

Este mês procura-se adequar a alimentação a cada indivíduo. “Estamos a fazer sensibilizações a nível geral mas o objectivo é adequar a cada indivíduo por causa das patologias e hábitos diferentes” explica a outra aluna, Carina Monteiro.

 

Os aconselhamentos das duas futuras dietistas, alunas do IPB, chegam também aos jardins-de-infância, escolas do ensino básico e à CERCIMAC.

Vão ainda integrar o projecto Trampolim, ligado à acção social.

“Pretendemos sensibilizar as pessoas para os bons hábitos alimentares por haver muitas irregularidades na alimentação e muitas vezes não sabem como lidar com isso” refere Carina Monteiro.

 

As próximas sessões de aconselhamento alimentar decorrem no Gabinete de Apoio ao Cidadão, nos dias 18, 25 e 30 deste mês.

No dia 26, no Centro Cultural tem lugar um workshop sobre alimentação infantil e no dia 27, no Pólo Comunitário da aldeia de Edroso fala-se de “Alimentação na terceira idade”.

Escrito por CIR