Qui, 05/03/2009 - 08:23
Para o Partido Ecologista, a Linha do Tua é uma peça fundamental do património português e quer vê-lo discutido no parlamento pois considera que tem sido pouco aprofundado.
Além disso, entende que esse valor é inquestionável e que o próprio Estudo de Impacte Ambiental para a construção da barragem do Tua lhe dá importância.
Esse valor “é sentido pelas populações e ficou visível no estudo de impacte ambiental da barragem porque marca a identidade das populações do vale do Tua” refere Manuela Cunha, dirigente dos Verdes.
Com este debate no Parlamento “pretendemos dar a conhecer aos grupos parlamentares a historia daquela linha e o seu valor como património ferroviário e industrial”.
Manuela Cunha espera que os restantes grupos parlamentares com assento na Assembleia da República aprovem a proposta. ”Quando chegar o momento da votação esperamos que os grupos parlamentares estejam ao nosso lado para aprovar uma recomendação ao Governo no sentido de ver a linha do Tua classificada como monumento nacional” afirma a dirigente partidária salientando que “este é o primeiro passo para accionar o processo de classificação pela Unesco”.
No entanto, a votação não vai decorrer esta quinta-feira e também ainda não se sabe quando tal acontecerá.
Escrito por Brigantia