Gastronomia transmontana promovida na Invicta

PUB.

Qua, 04/03/2009 - 08:15


Vinho, fumeiro de Chaves, alheiras de Mirandela, artesanato e posta à Mirandesa são algumas das iguarias que se podem encontrar no segundo Festival Gastronómico de Trás-os-Montes e Alto Douro, que arranca hoje no Porto e se prolonga até ao próximo domingo.    

A partir das 12h30, o edifício da Alfândega acolhe a inauguração de um certame com 700 m2 de área disponível para os expositores levarem um pouco de Trás-os-Montes à região do Porto.

“É um festival em que todos os produtos da região, bem como a restauração e a cultura vão estar representados” afirma Francisco Freixinho, da organização, adiantando ainda que para a edição deste ano o objectivo passa por “aumentar o número de visitantes uma vez que o número de produtores já o aumentámos”.

 

À disposição dos visitantes está um leque variado de opções, que inclui ementas tradicionais nos restaurantes que aderiram à iniciativa, ambos do concelho de Bragança, e com capacidade para servir 500 refeições em simultâneo.

 

“Vão estar presentes 16 autarquias que promovem um pouco do turismo cultural” afirma o responsável. A vertente gastronómica “está representada por restaurantes com tradição e através de produtos com qualidade e a bom preço”.

 

O Festival Gastronómico de Trás-os-Montes e Alto Douro decorre na Alfândega do Porto, até ao próximo domingo.

A entrada custa 1,5 euros.

Escrito por Brigantia