Internet e televisão gratuita para todos na Vilariça

PUB.

Sex, 27/02/2009 - 08:26


Na aldeia de Vilares da Vilariça, em Alfândega da Fé, acaba de ser instalado um equipamento que vai permitir a toda a população aceder à internet em casa e de forma gratuita.  

Neste projecto, impulsionado pela junta de freguesia local, estava incluído ainda um outro equipamento que vem agora melhorar a qualidade na recepção do sinal de televisão.

Na aldeia foram colocadas duas antenas wireless que generalizam o acesso à internet sem fios e cobre 80% da população.

 

“Nós já tínhamos um gabinete na junta onde os jovens íam consultar a internet mas depois optou-se por uma coisa diferente e assim instalamos duas antenas, uma na junta e outra capela de S.João cobrindo 80% da aldeia”, afirma o presidente da junta de freguesia de Vilares da Vilariça.

 

A autarquia adquiriu ainda um retransmissor de televisão que vem melhorar a recepção do sinal de vídeo. “Na aldeia havia casas onde não se conseguia ler as legendas na televisão e se viam a RTP já não viam a CIS, se viam a SIC já não viam a TVI” explica José Reis acrescentando que optou-se então “por colocar um retransmissor para fazer com que as pessoas consigam ver pelo menos os canais portugueses”.

 

Este projecto foi candidatado a fundos comunitários, mas não houve comparticipação para o financiar.

A junta acabou por suportar todos os custos.

“O nosso objectivo era colocar quatro antenas wireless na aldeia, mas a candidatura não foi aprovada” explica o autarca. Por isso, “avançamos com a nossa parte e se o projecto for aprovado este ano, colocamos o resto”.

 

A instalação das antenas wireless e do retransmissor representa um investimento de mais de 17 mil euros.

Escrito por Brigantia