Qui, 15/01/2009 - 09:55
A câmara de Bragança quer criar um gabinete de eco-construção para incentivar os proprietários a reabilitar as construções sobretudo na zona histórica da cidade.
A iniciativa surge no âmbito do projecto Brigantia EcoPark.
O presidente da câmara de Bragança explica que o conceito de eco-construção, “é uma área absolutamente necessária para o sector de construção civil e obras públicas pois tem em vista a sustentabilidade através da construção com materiais que incorporem menos energia e menos recursos”.
Jorge Nunes acrescenta que se o projecto for aprovado o gabinete vai começar por reabilitar edifícios degradados da zona histórica. “Se tivermos esse projecto aprovado iremos começar pelo gabinete de eco-construção direccionado para trabalhos de reabilitação no centro histórico e da parte antiga da cidade”, garante o autarca.
De acordo com Jorge Nunes, o objectivo é “fazer o que se fez na Cidadela, como recuperar fachadas, coberturas, apoiar os cidadãos na reabilitação, incentivando um dos eixos que está contemplado no Plano de Urbanização e que é reforçar a reabilitação urbana”.
Para a instalação deste gabinete de eco-construção vão ser investidos cerca de 60 mil euros.
Escrito por Brigantia