Melhores acessos potenciam turismo em freguesias de Macedo

PUB.

Qui, 15/01/2009 - 09:52


Foram melhorados acessos os acessos entre Chacim e Paradinha de Besteiros e entre Vale da Porca e Vale Prados, em Macedo de Cavaleiros. As obras vão permitir criar mais dois corredores turísticos no concelho.

Podem ter nascido mais dois corredores turísticos no concelho de Macedo de Cavaleiros com a pavimentação da estrada que liga o Convento de Balsamão, em Chacim, à aldeia de Paradinha de Besteiros e também com as obras de melhoramento e pavimentação do caminho que liga as freguesias de Vale da Porca a Vale Prados.

 

As obras há muito que eram esperadas pela população. O vice-presidente da autarquia macedense, Duarte Moreno, esclarece que “a Paradinha não tinha acessos condignos e fizemos o acesso desde Balsemão até lá para que houvesse a possibilidade de chegarem mais rápido a Macedo”. O responsável acrescenta que “entre a Paradinha e Chacim e entre Valprados e Vale da Porca também era uma aspiração dos habitantes das duas localidades e, desta forma, vai permitir ligar a paisagem protegida de uma óptima maneira para se poder passear por aquelas zonas”.

 

Outra melhoria a nível das estradas do concelho de Macedo de Cavaleiros foi o reforço da estrada municipal 577, a única via de acesso à aldeia da Burga que, devido à sua inclinação acentuada, viu serem colocados rails de protecção, em 450m, as zonas consideradas como mais problemáticas. “Assim criamos dois corredores turísticos e os rails também já eram necessários porque é uma estrada com declive acentuado e com algumas curvas que se tornavam perigosas para quem circulava”, explica Duarte Moreno.

 

A juntar ao alcatroamento das duas estradas, a obra contemplou ainda a sinalização e a construção de aquedutos e valetas.

Empreitadas que contaram com 75% de comparticipação do programa Agris. “Foram dois projectos que já tínhamos em carteira há algum tempo e que foram colocados no terreno em tempo recorde”, afirma.

 

A estrada que liga Balsamão à Paradinha vai permitir criar roteiros turísticos que valorizem o património existente na área, e a ligação de Vale da Porca a Vale Prados, proporciona a passagem por diversos pontos turísticos ligados ao Azibo, como por exemplo a Sala Museu de Arqueologia.

Escrito por CIR