Qui, 15/01/2009 - 09:52
Podem ter nascido mais dois corredores turísticos no concelho de Macedo de Cavaleiros com a pavimentação da estrada que liga o Convento de Balsamão, em Chacim, à aldeia de Paradinha de Besteiros e também com as obras de melhoramento e pavimentação do caminho que liga as freguesias de Vale da Porca a Vale Prados.
As obras há muito que eram esperadas pela população. O vice-presidente da autarquia macedense, Duarte Moreno, esclarece que “a Paradinha não tinha acessos condignos e fizemos o acesso desde Balsemão até lá para que houvesse a possibilidade de chegarem mais rápido a Macedo”. O responsável acrescenta que “entre a Paradinha e Chacim e entre Valprados e Vale da Porca também era uma aspiração dos habitantes das duas localidades e, desta forma, vai permitir ligar a paisagem protegida de uma óptima maneira para se poder passear por aquelas zonas”.
Outra melhoria a nível das estradas do concelho de Macedo de Cavaleiros foi o reforço da estrada municipal 577, a única via de acesso à aldeia da Burga que, devido à sua inclinação acentuada, viu serem colocados rails de protecção, em 450m, as zonas consideradas como mais problemáticas. “Assim criamos dois corredores turísticos e os rails também já eram necessários porque é uma estrada com declive acentuado e com algumas curvas que se tornavam perigosas para quem circulava”, explica Duarte Moreno.
A juntar ao alcatroamento das duas estradas, a obra contemplou ainda a sinalização e a construção de aquedutos e valetas.
Empreitadas que contaram com 75% de comparticipação do programa Agris. “Foram dois projectos que já tínhamos em carteira há algum tempo e que foram colocados no terreno em tempo recorde”, afirma.
A estrada que liga Balsamão à Paradinha vai permitir criar roteiros turísticos que valorizem o património existente na área, e a ligação de Vale da Porca a Vale Prados, proporciona a passagem por diversos pontos turísticos ligados ao Azibo, como por exemplo a Sala Museu de Arqueologia.
Escrito por CIR