Qui, 02/10/2008 - 09:11
Apesar de já estar instalado, o aparelho ainda não está a funcionar, porque atravessa agora uma fase de certificação por parte do INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil).
É a concretização de um protocolo assinado há quatro anos entre a câmara de Bragança e o Ministério da Obras Públicas para melhorar as comunicações aeroportuárias.
“Foi feito o voo de certificação por parte de uma empresa inglesa tendo em vista a homologação do sistema e a colocação do sinal no ar” adianta o presidente da câmara de Bragança.
Em relação à transformação do aeródromo de Bragança em aeroporto regional, Jorge Nunes, o autarca local, adianta que se aguarda também a aprovação da viabilidade para a sua construção.
Para que tal aconteça, o município já fez alguns investimentos na infra-estrutura. “A ampliação de pista, a melhoria dos sistema de sinalização e das condições de segurança no controle de passageiros e mercadoria” afirma.
Para Jorge Nunes, a construção do aeroporto regional vai permitir “abrir uma segunda porta de entrada de turistas no norte de Portugal” de forma a complementar o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto. “Faz sentido para promover o turismo no Douro e o de natureza” afirma o edil “para que os turistas cheguem à região de avião pois de outra forma não há desenvolvimento turístico” conclui.
O equipamento agora instalado custou cerca de um milhão e 300 mil euros.