Prova de Downhill arranca amanhã em Bragança

PUB.

Sex, 30/05/2008 - 07:57


Bragança recebe amanhã, pela primeira vez, uma prova de Downhill. A iniciativa é organizada pela Junta de freguesia da Sé em parceria com a Associação de Cicloturismo de Bragança.  

Trata-se de uma prova de BTT em descida pelas ruas da cidade e que começa nas imediações do Castelo, junto à igreja de São Bento e termina na zona Polis. Até ao momento há 30 jovens inscritos.

 

Esta prova pode ser o primeiro passo para que Bragança comece a receber competições nacionais da modalidade. “Eu penso que as expectativas são muito boas, a nível nacional há gente interessada em vir a Bragança”, revela Paulo Xavier, presidente da junta de freguesia da Sé. “Aqui na cidade, se o downhill tiver uma grande explosão é uma questão de pensarmos numa candidatura para uma prova nacional, porque o percurso tem tudo aquilo o que é excepcional para esta prova”, considera Paulo Xavier.

 

O presidente da junta de freguesia da Sé, salienta que Bragança tem jovens a participar em provas nacionais e a obter bons resultados. “Bragança e os jovens de Bragança já foram ao Algarve com bons tempos”, anuncia Paulo Xavier acrescentando que “temos um jovem que tem tido tempos excepcionais a nível nacional “.

 

A segurança no local vai estar assegurada com a presença da PSP, os bombeiros e a GNR. O vencedor, ou seja aquele que conseguir terminar a corrida no menor tempo possível ganha um cheque no valor de 200 euros. A participação na prova é gratuita e a inscrição pode ser feita até ao dia de abertura.

 

Amanhã, decorre também em Bragança a 2ªfeira de Artes Tradicionais promovida pelo Centro de Artes da junta de freguesia da Sé.

 

Este ano, o evento vai contar com a presença de representantes de associações de artesãos da Covilhã e de Zamora, para que no futuro os artistas dessas localidades possam vir a expor as suas peças em Bragança. “Vai estar cá um representante da Covilhã, fizemos o convite a Zamora para estar aqui também presente para verem como fazemos as nossas feiras”, sublinha o presidente da junta de freguesia da Sé. “Há vontade dos nossos artesãos irem lá, mas eles também querem vir cá, este percurso faz-se caminhando no sentido de dar maior projecção ao artesanato e aos nossos artesãos”, conclui Paulo Xavier.

 

Trabalhos em madeira, barro, estanho e vidro, para além de diversas pinturas e artigos de bijutaria vão estar amanhã em exposição na Rua Alexandre Herculano em Bragança.