Ter, 27/05/2008 - 09:16
Recordo que em 2005 foi publicado em Diário da República o aviso de concurso para a instalação de uma farmácia na área da freguesia de Santa Maria, ao qual apareceram mais de seis candidatos.
No entanto, até hoje o concurso não teve resultados e os prazos já foram ultrapassados.
A junta de freguesia pediu explicações ao Infarmed e a resposta não agradou. “Nós estranhamos é o teor da resposta do INFARMED”, diz Jorge Novo, presidente da junta de freguesia de Santa Maria realçando que “é uma resposta que não diz nem quando se prevê a instalação da farmácia, nem tão pouco um calendário para que as coisas se possam proceder, nem dá respostas sobre o que é feito deste concurso”.
O presidente da junta de freguesia de Santa Maria continua à espera de ver resolvida o que considera ser uma lacuna. Para perceber melhor a resposta do Infarmed, a autarquia consultou um jurista que entende que a autoridade está a preparar-se para abrir um novo concurso público. “A pessoa a quem nós consultamos disse que dá a entender que é para a realização de um novo concurso, porque os prazos não foram salvaguardados”, revela Jorge Novo. “Se demorar mais três anos quem é que vai responder por isto”, questiona o dirigente da junta de freguesia sublinhando que “os cidadãos querem ter respostas”.
Por outro lado, Jorge Novo teme que possa haver a transferência de uma farmácia vinda de outra localidade, ao abrigo uma nova portaria. O autarca receia que este processo cause sucessivos adiamentos para a instalação do equipamento. “Há 15 dias saiu um nova portaria que permite a transferência de farmácias de localidades”, revela o presidente da junta de freguesia de Santa Maria. “Estar-se-á à espera da mudança de uma farmácia de outra localidade para aqui”, interroga Jorge Novo acrescentando que “era penalizador para quem concorreu, para quem é actual utente dessa farmácia e para nós significaria mais tempo a aguardar que a instalação da farmácia se concretizasse.”
Na cidade de Bragança há sete farmácias e nenhuma delas está instalada na área da junta de freguesia de Santa Maria. A autarquia reivindica a instalação de um equipamento destes por causa da população envelhecida que ali habita e pelo facto de o segundo centro de saúde da cidade ficar instalado nessa área.