Ximena (antigo capitão do GDB): “É um jogo que pode ser decidido nos pormenores"

PUB.

Qui, 22/10/2020 - 15:27


No próximo sábado há dérbi distrital na jornada 4 da série A do Campeonato de Portugal. O G.D. Bragança recebe o S.C. Mirandela. E o encontro entre vizinhos começa a mexer fora dos relvados.

Ximena, antigo capitão dos brigantinos, perdeu a conta às vezes que defrontou os alvinegros, mas há um encontro que lhe ficou na memória. Foi a 30 de Maio de 2010 e estava em jogo a subida à extinta 2ª Divisão, numa época em que o antigo guarda-redes defendeu bastante condicionado. O empate a zero garantiu a subida do GDB.

“Jogávamos em casa, era a última jornada, e um empate bastava. Foi o que aconteceu. Conseguimos fazer uma boa primeira parte, mas não conseguimos marcar. Na segunda com o tempo a passar fomos segurando o resultado. Já perto do final levei uma bola no poste, após um cruzamento do Rui Borges”.

A rivalidade entre os dois emblemas é antiga, mas nada que se compare com tempos de outrora. Só que um vídeo publicado nas redes sociais, no final do passado mês de Setembro, que mostra alguns jogadores do GDB, num jantar de equipa, a entoar cânticos insultuosos, segundo um comunicado do S.C. Mirandela, comprometeu as relações entre os dois clubes.

Ximena diz entender o desagrado do Mirandela, mas desvaloriza a questão pois considera que não foi intencional. “Eu entendo a parte do Mirandela e penso que nestas situações não devia ser divulgado nas redes sociais, mas, eu penso, que foi para as redes sociais acidentalmente. Não dei valor a isso porque quem andou lá dentro sabe que não foi para atingir ninguém. Claro que as pessoas de Mirandela sentiram-se ofendidas, mas se fosse ao contrário seroa igual”.

Apesar de ter terminado a carreira no final da temporada 2018/2019, Ximena acompanha o GDB e olha para o actual plantel com optimismo. O antigo guarda-redes diz ter jovens com muita qualidade e com margem de progressão. “É um plantel jovem, curto, e que vai crescer pois tem qualidade”.

Sobre o dérbi do próximo sábado, Ximena acredita que o jogo vai ser decidido nos detalhes. “É um jogo que pode ser decidido nos pormenores, numa bola parada ou num erro. Se houver um golo cedo pode ser um golo mais aberto, caso contrário será mais disputado a meio campo”.

Ximena foi durante muitos anos um dos protagonistas dos jogos entre Bragança e Mirandela e uma das figuras de destaque.

O jogo está marcado para sábado, ao meio dia, com transmissão no Canal 11 da FPF.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira