WRC: Ford quer manter liderança no Rali de Portugal

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Dom, 20/03/2011 - 23:34


A Ford Abu Dhabi World Rally Team, vem a Portugal com o objetivo de reforçar a liderança no campeonato de construtores e de pilotos.

 

O Rally de Portugal, que decorre de 24 a 27 de março, é a terceira das 13 etapas da temporada e dá ao Fiesta RS World Rally Car a primeira oportunidade de correr em pista de cascalho na Europa.

A tripla vitória do Fiesta RS na estreia na Suécia, com Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen em primeiro, Mads Ostberg e Jonas Andersson em segundo e Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila em terceiro,  foi seguida de um duplo pódio no México. Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen terminaram em segundo, seguidos de Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila.Com isso, a equipa da Ford ampliou a sua liderança para 26 pontos no campeonato de construtores, enquanto Hirvonen se mantém nove pontos à frente entre os pilotos.

Depois da neve na Suécia e da altitude no México, o Rally de Portugal é a primeira prova em pista de cascalho tradicional, presente na maior parte do campeonato. Por isso, é vista como uma referência para a restante temporada.

Este rali tem uma longa história e faz parte do mundial desde o seu lançamento, em 1973. Desta vez, e em relação ao ano anterior, o Rally de Portugal acontece dois meses antes, com a perspectiva de temperaturas mais frias e também de chuva.A competição será realizada nas montanhas, combinando estradas abertas e rápidas com trechos mais técnicos, em pistas duras e abrasivas. Pela primeira vez em 37 anos, o rali visita a capital Lisboa. Os carros serão transportados até lá na quinta-feira, para a cerimónia de abertura e testes de velocidade, antes de retornar a Faro, para a prova de três dias.

Hirvonen completou as três provas que disputou em Portugal e teve como melhor resultado o segundo lugar em 2009. “É um rali desafiador”, diz o finlandês de 30 anos.

“Tem diversos troços com curvas escondidas atrás de lombas e é preciso cuidado para manter o ritmo certo. É um rali em que quanto mais se conhece as etapas, mais se conseguem identificar os lugares em que se pode ir mais rápido”.

“O percurso do Rally de Portugal têm piso duro e abrasivo, por isso o desgaste dos pneus pode ser uma preocupação, principalmente se as temperaturas estiverem altas. As pistas são parecidas com as do México, mas a altitude em Portugal é muito menor, por isso teremos potência máxima e tudo será mais rápido. Ainda estou a conhecer o carro. Pelo barulho do motor, ainda hesito um momento para entender a que velocidade corresponde o som. A minha direcção ainda não é totalmente intuitiva”, explica Mikko Hirvonen. Os pneus Michelin Latitude Cross para cascalho, os primeiros testados no Fiesta RS WRC em 2010, serão usados novamente agora, somente com composto de borracha duro. Não é permitido às equipas ressulcar os pneus e cada carro leva apenas dois suplentes.

O Rally de Portugal percorre a Serra do Caldeirão, sobre a costa do Algarve. O Estádio Algarve, construído na ponta da cidade de Faro para o Campeonato Europeu de Futebol em 2004, fica na sua base. A cerimónia de abertura e o teste inicial de velocidade serão em Lisboa, 300 km ao norte, em pistas de asfalto que contornam o Mosteiro de Jerônimo.

De volta a Faro, os pilotos e equipas vão enfrentar três longas etapas, totalizando cerca de 385 km.