ULS Nordeste assinou protocolos com mais de 100 entidades para melhorar a resposta na saúde

PUB.

Qui, 21/03/2019 - 09:03


A Unidade Local de Saúde do Nordeste assinou protocolos de cooperação com mais de 100 entidades para melhorar a resposta na área da saúde. O objectivo do plano é harmonizar e potenciar as estratégias dos diferentes intervenientes que assinaram ontem em Macedo de Cavaleiros a Carta de Compromisso, desde municípios, IPSS, agrupamentos escolares, forças de segurança, entre outras.

As doenças cardiovasculares, a saúde mental e a oncologia foram identificadas como as áreas mais problemáticas e, por isso, prioritárias na actuação. A coordenadora do projecto e responsável pela Unidade de Saúde Pública da ULS Nordeste, Inácia Rosa, dá alguns exemplos de formas de articulação, que passam pela melhoria de acompanhamento dos doentes:

“Fizemos projectos para cada problema. Um deles pretende aumentar a literacia das pessoas e da comunidade, no âmbito dos três problemas identificados. E depois vamos promover várias actividades com este objectivo. No caso das doenças cardiovasculares aumentar o diagnóstico da hipertensão fibrilhação auricular, e o melhor controlo que são as causas dos acidentes vasculares cerebrais. Na área das doenças oncológicas melhorar os rasteiros. Outra acção será a realização de apenas um só folheto com a identificação destas doenças e depois queremos melhorar o acompanhamento dos doentes que é um problema grave que queremos resolver”, salientou Inácia Rosa.

No caso da saúde mental foi identificada uma grande necessidade de acompanhamento dos doentes a que este plano quer responder, para evitar internamentos.

“O projecto relacionado com a doença mental é muito ambicioso, porque pretende implementar um hospital de dia para crianças e jovens doentes. Os doentes que são internados e que depois não têm onde ficar internados. Muitas vezes já estão compensados e não há onde coloca-los na comunidade e por isso é importante criar um espaço intermédio para até à colocação na comunidade”, acrescentou a coordenadora.

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes é uma das parceiras do projecto. O presidente desta CIM, Artur Nunes, louvou o trabalho de base regional e ao mesmo tempo assegurou que vai reivindicar mais investimentos na área da saúde para a região:“já falamos com a ARS Norte e a CCDRN para que na revisão e nos fundos que não foram aplicados e investidos para que nós tenhamos uma comparticipação importante a dois níveis. Primeiro aquilo que não foi investido e por outro lado reivindicar mais dinheiro para o território Terras de Trás-os-Montes. Aqui refiro-me não só ao investimento dos hospitais, como também dos centros de saúde”.

O plano local para todo o distrito tem por base o diagnóstico de situação de saúde na ULS Nordeste, que se realizou ao longo dos últimos meses, e entrou em vigor de imediato.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro