Triagem de Manchester já funciona em Macedo

PUB.

Ter, 19/08/2008 - 10:19


  Já funciona a Triagem de Manchester no serviço de urgência básica da unidade hospitalar de Macedo. Depois de Bragança e Mirandela, apenas em Macedo faltava esta valência para que as urgências do Centro Hospitalar do Nordeste passassem a dispor da triagem dos doentes, consoante a gravidade da situação.

 António Pimentel, médico responsável pela SUB de Macedo, explica como funciona esta valência. “Serve sobretudo para dar prioridade aos doentes consoante a gravidade clínica”, esclarece António Pimentel referindo que “as cores são atribuídas e dão-nos indicação da parte interna de qual é esse tipo de prioridade.” 

A triagem é realizada pelos enfermeiros, que depois identificam os doentes consoante a gravidade do problema que os traz à urgência. “Esta triagem é realizada pelos enfermeiros do SUB, que abordam o doente assim que faz a inscrição,  depois atribuem-lhes uma prioridade”, salienta médico responsável pela SUB de Macedo acrescentado que “internamente são chamados consoante essa prioridade.”

   

A triagem de Manchester funciona há pouco mais de uma semana, no SUB de Macedo de Cavaleiros. Os doentes com pulseira vermelha, emergente, têm prioridade sobre todos os outros e entrada imediata, logo a seguir os de pulseira laranja, muito urgente, que esperam apenas 10 minutos. A pulseira amarela, de gravidade urgente, leva o utente a esperar cerca de 60 minutos. Se o caso for pouco urgente, então a pulseira é verde e a espera pode chegar aos 120 minutos. Pode mesmo ter que esperar quatro horas se o enfermeiro considerar que o seu caso não é urgente.