"Transfronteriza" 2018 começa em Rio de Onor e reforça laços entre portugueses e espanhóis

PUB.

Ter, 15/05/2018 - 12:51


O confronto desportivo entre portugueses e espanhóis está marcado para o dia 3 de Junho. Trata-se da 2ª edição da “Transfronteriza - Campeonato Ibérico”. Uma prova de trail que promove a prática de desporto e reforça os laços entre Portugal e Espanha.  

Um desafio, dois países, duas equipas. A “Transfronteriza – Campeonato Ibérico” vai contar com cerca de 700 atletas portugueses e espanhóis nas distâncias de 32 (trail longo), 22 (trail curto) e 12 quilómetros (mini trail).

A prova é organizada pela Diputacíon de Zamora e é muito mais que uma competição. Para José Luis Bermúdez, responsável pela cultura da localidade espanhola, trata-se de “uma festa entre dois povos”.

O trail, este ano, começa em Rio de Onor, no concelho de Bragança, e termina em Figueruela de Arriba do outro lado da fronteira.

Aliada à competição está a gastronomia, com a promoção dos produtos dos dois países, e as paisagens.

Para Antonio Del Pozo, da organização, a prova reforça “os laços entre os dois povos”.

A prova foi apresentada esta manhã, em Bragança, e para Miguel Abrunhosa, vereador do município brigantino, representa uma aposta na promoção do concelho e na dinamização da economia local.

“É um excelente evento que vai permitir animar a aldeia de Rio der Onor e as diferentes localidades dois países. A iniciativa dinamiza a economia local pois já há confirmação de atletas do Porto e de outras localidades, que ficarão alojados em Bragança e vão fazer alguma despesa”.

Rui Muga e Lucinda Sousa são os padrinhos da prova por Portugal. Quanto a Espanha é representada por Maria Dias e Abel Lourenzo.

A cerca de três semanas do evento já estão inscritos cerca de 250 atletas, mas a organização espera chegar aos 700.

A segunda edição da “Transfronteriza – Campeonato Ibérico” está marcada para o dia 3 de Junho, começa em Rio de Onor e termina na localidade espanhola de Figueruela de Arriba.

 

Jornalista: 
Susana Madureira