Sendim inaugura obras no valor de mais de 1 milhão e meio de euros em dia de 29.º aniversário

PUB.

Ter, 16/07/2019 - 10:35


No dia em que Sendim assinalou 29 anos de elevação a vila, “recebeu de presente” três obras que representam um investimento de 1 milhão e 650 mil euros. Segundo o presidente do município de Miranda do Douro, 2019 é o ano de maior investimento no concelho nos últimos anos.

A intervenção mais avultada foi a da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da vila do concelho de Miranda do Douro, que já entrou em actividade, e teve um custo de 1 milhão de euros, financiada a 85% pelo POSEUR.

“A nova ETAR, desta vila com cerca de 2000 residentes, vem resolver um problema efectivo de natureza ambiental, que se arrastava ao longo de décadas”, adiantou o autarca, Artur Nunes, que explica que a nova infraestrutura “permite o tratamento efectivo de resíduos, cumprindo a legislação toda, porque hoje as preocupações ambientais são muito grandes”.

O presidente da junta de freguesia de Sendim, Aquilino Ginjo, considera que se trata de um investimento estruturante para a vila, bem como a variante do IC5 e o troço de 15 quilómetros da ecopista da linha do Sabor, ou “carril de l praino”.

“Vamos ter um ecossistema e ribeiras mais limpos e um ambiente mais sustentável. A outra, havia uns que dias que trabalhava, outros não. Cada vez devemos apostar mais no turismo e se tivermos boa qualidade ambiental, mais gente atraímos ao concelho e à vila”, referiu o presidente da junta de freguesia de Sendim.

A variante de ligação do IC5 à vila teve um custo de cerca de 500 mil euros e a ecopista, inaugurada também sábado com uma caminhada entre Duas Igrejas e Sendim, em que participaram 250 pessoas, foi um investimento de 150 mil euros.

Neste caso, trata-se da segunda parte de um projecto supramunicipal, que quer ligar Miranda ao Pocinho. “O projecto de revitalização da linha do Sabor pode ser a espinha dorsal para fazer a ligação entre o Douro Internacional e o Douro Vinhateiro e para desenvolver projectos no âmbito do turismo”, fazendo a ligação, desde Torre de Moncorvo que foi o primeiro concelho a criar uma ecopista na antiga linha ferroviária, afirmou, o autarca.

O autarca de Miranda Artur Nunes afirma ainda que a limpeza do canal não pretende fechar a porta ao regresso do comboio.

Foi ainda inaugurado o espaço de cidadão na junta de freguesia que tem disponíveis vários serviços.

Para o próximo ano o presidente da junta Aquilino Ginjo já pediu que avance o projecto de um pólo industrial em Sendim e de instalação do matadouro intermunicipal na vila do concelho de Miranda. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro